CI

BASF anuncia mais de €50 mi de investimento em Proteção de Cultivos até 2010

Investimento demonstra compromisso da empresa com a América do Sul e com a sustentabilidade da agricultura


Apostando no potencial do Brasil para seus negócios, a BASF apresenta em 24 de agosto, em Guaratinguetá (SP), seus investimentos na construção e ampliação de modernas instalações para o aumento da capacidade de produção de defensivos agrícolas, totalizando entre 2008 e 2010 aproximadamente €50.1 milhões.

O anúncio dos investimentos marca o início das celebrações dos 100 anos de atuação da BASF na América do Sul , que se inicia com as comemorações dos 50 anos de instalação da empresa no Complexo Químico de Guaratinguetá, principal centro produtivo da BASF na América do Sul. Este é um momento em que a BASF celebra também 25 anos do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental e de recomposição de mata ciliar, com o plantio de meio milhão de mudas nativas em matas ciliares. O centenário da empresa ocorre em 2011.

Os investimentos devem aumentar em até 50% a capacidade de produção das fábricas de produtos para Proteção de Cultivos, instaladas no Complexo, englobando desde a inauguração da fábrica do Standak® Top, produto com tecnologia inovadora voltado para o tratamento de sementes de soja, até melhorias em infraestrutura logística. Eles também beneficiarão as linhas de formulação e envase de produtos como os fungicidas Opera® e Cantus® e os inseticidas Standak® e Nomolt®, Imunit®, entre outros. Nos aspectos ambientais e de segurança industrial, os investimentos foram direcionados para redução de geração de efluentes e melhoria da segurança e higiene ocupacional nas fábricas.

A unidade de manufatura do principal produto de exportação da BASF no Brasil, o Boscalid - um dos mais importantes fungicidas globalmente, sintetizado apenas no Brasil -, também teve sua capacidade produzida substancialmente ampliada.

Os investimentos em detalhes:

Standak® Top revoluciona o mercado de tratamento de sementes
 
A unidade produtiva, onde são fabricados inseticidas a base de Fipronil, recebeu investimentos para aumento da capacidade produtiva, bem como para construção de uma nova fábrica para a produção do Standak® Top, o mais moderno e eficiente produto utilizado no tratamento de sementes de soja que a empresa apresentará ao mercado. Standak® Top reúne num mesmo produto características fungicida e inseticida, além dos benefícios AgCelenceä – que comprovadamente contribuem para o aumento da produtividade em diversas culturas.

Investimentos em tecnologia para nova Central de Envase

A BASF investiu na construção de uma nova Unidade Central de Envase de Líquidos (Fungicidas e Inseticidas) com objetivo de criar sinergias e aumentar a eficiência nos processos de envase de defensivos agrícolas. Com moderna tecnologia e alto grau de automação, a unidade faz parte do Sistema de Rastreabilidade dos produtos, com equipamentos de última geração. O Dispositivo Antifalsificação, que acompanha os produtos Regent® 800WG, Opera® e Standak®, assegura a legitimidade e a rastreabilidade dos produtos agrícolas da empresa.

Unidade Multipropósito de Síntese

Cerca de 90% da produção da unidade é destinada à exportação, abrindo novas oportunidades para a BASF no Brasil, principalmente nos mercados da América Latina, América do Norte, União Européia e Ásia. Na unidade, que também teve sua capacidade substancialmente ampliada, é fabricado o princípio ativo Boscalid - entre outros, que é utilizado na formulação de defensivos agrícolas de última geração. Dessa forma, destaca a participação do Brasil na rede mundial de produção de defensivos agrícolas da empresa aumentando o escopo e a flexibilidade de abastecimento global de ingredientes ativos da BASF.

“Os investimentos na gestão do ciclo de vida dos produtos demonstram o comprometimento da BASF com a sustentabilidade do agronegócio”, ressalta Walter Dissinger, vice-presidente de Proteção de Cultivos para a América Latina. O executivo acrescenta ainda que com inovação e tecnologia de ponta, a BASF utiliza seu conhecimento do Brasil para contribuir com o desenvolvimento dos negócios para agricultura mundialmente. “Os investimentos nos tornam ainda mais competitivos e criam oportunidades para expansão de nossas atividades”, completa Dissinger.

100 anos na América do Sul transformando a química da vida

A BASF celebra 100 anos de atuação na América do Sul em 2011. Essa história teve início no Brasil, quando da abertura de uma representação comercial na cidade do Rio de Janeiro, em 1911.

Para marcar esse momento, a empresa inicia uma caminhada rumo ao centenário, desenvolvendo iniciativas que reforçam tanto a importância desse momento na história da organização, como a contribuição do segmento químico e da BASF para a sociedade e para a construção de uma vida melhor. O ponto de partida dessa caminhada é o evento de 24 de agosto em Guaratinguetá.

Sobre o Programa Mata Viva - Há 25 anos, a BASF iniciou o processo de recomposição da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, em 128 hectares de área do Complexo Químico de Guaratinguetá com o plantio de 200 mil mudas de plantas nativas. Em 2007, a unidade de Proteção de Cultivos decidiu adotá-lo como referência de ação em sua estratégia de relacionamento com as cooperativas agrícolas. Assim, implementado pela Fundação Espaço ECO, o Programa Mata Viva hoje beneficia 38 propriedades rurais, tendo recuperado mais de 180 hectares de áreas de preservação permanente, com o plantio de 300 mil mudas. Dessa forma, o Programa chega ao meio milhão de mudas nativas plantadas em matas ciliares.

“A BASF dá o exemplo ao mostrar que atuar com responsabilidade é fundamental para os relacionamentos e para o sucesso no longo prazo”, afirma o diretor do Complexo Químico da BASF Odilon Ern, responsável pelo Mata Viva em Guaratinguetá. As informações são da assessoria de imprensa da Basf.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.