Berinjela transgênica reduz uso de pesticidas

MEIO AMBIENTE

Berinjela transgênica reduz uso de pesticidas

"Agora temos estudos em andamento que nos ajudarão a fornecer informações sobre como controlar pragas secundárias"
Por: -Leonardo Gottems
100 acessos

Estudos realizados em Bangladesh com variedades de berinjela geneticamente modificada com a proteína Bt concluíram que esse tipo de cultura reduz o uso de pesticidas no cultivo da fruta. A pesquisa foi realizada por uma equipe conjunta de pesquisadores de Bangladesh e dos Estados Unidos e os resultados foram publicados na edição de 21 de novembro da revista científica PLoS One . 

De acordo com Anthony Shelton, entomologista da Universidade de Cornell e autor correspondente do estudo, a berinjela é uma cultura de importância econômica e cultural na região. Sua praga de insetos mais severa é a broca do fruto e da brotação da berinjela (EFSB), que pode causar uma perda de rendimento de até 80% nos campos de Bangladesh. 

"Este estudo confirma uma boa evidência estatística de que a berinjela Bt pode ajudar a reduzir a dependência dos agricultores de Bangladesh de inseticidas para proteger as suas culturas de berinjela”, explica o especialista. 

Os resultados mais recentes, realizados em 2016-17 pela Divisão de Pesquisa Agropecuária (OFRD) da BARI, confirmam que as quatro variedades de berinjela Bt cultivadas atualmente em Bangladesh são eficazes na proteção contra o EFSB. Os investigadores relataram uma infestação única 0-2% em variedades de berinjela Bt, em comparação com 36-45% de infestação em culturas não-Bt  (as mesmas variedades sem o gene Bt). 

Segundo o Dr. MZH Prodhan, principal autor da pesquisa, “este estudo demonstra claramente o excelente controle do EFSB fornecido por essas quatro linhas de berinjela Bt, mesmo quando os pesticidas não são aplicados. Agora temos estudos em andamento que nos ajudarão a fornecer informações sobre como controlar pragas secundárias, como ácaros e moscas-brancas, para que os agricultores possam maximizar seu rendimento bruto e minimizar o uso de inseticidas”.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink