CI

Bienal analisa prejuízos causados pela logística

A cada safra, a sojicultura, principal atividade econômica do estado, perde R$ 1 bilhão devido à precária logística de escoamento de Mato Grosso

A cada safra, a sojicultura, principal atividade econômica do estado, perde R$ 1 bilhão devido à precária logística de escoamento de Mato Grosso. São divisas que deixam de circular no bolso dos produtores e que se evadem da economia estadual, cujo desempenho é diretamente atrelado à performance do campo.

É um cenário em que, em pouco tempo, não haverá mais condições de dar vazão à produção agrícola mato-grossense - que tem potencial de ampliação no volume de grãos de até 50% sem abrir um hectare sequer.

"A falta de logística consome a renda agrícola, o que leva as entidades do segmento a atuarem também na busca por soluções para o fim dos gargalos", frisa o coordenador da Bienal dos Negócios da Agricultura, Ricardo Arioli Silva. A preocupação com o tema é tão grande que novamente o assunto integra a programação do evento, focado na "Renda Agrícola" nesta edição.

Realizada pela Famato de 19 a 21 de agosto, a Bienal dedica um painel ao tema na manhã do dia 21, que busca entender a influência dos gargalos de logística sobre a produção agrícola. O vice-presidente Leste da Aprosoja, Marcos da Rosa, fará uma palestra sobre "As alternativas de Logística de Transporte em Mato Grosso: como o produtor se beneficiará?". Em seguida, um painel de discussão será formado, coordenado pelo presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Carlo Lovatelli - entidade parceria do evento.

Entre os debatedores, já confirmaram presença Paulo Capriolli, da Vale do Rio Doce, Luiz Antônio Pagot, diretor geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Homero Pereira, presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), Fernando Antônio Brito Fialho, diretor geral da Antaq, e Biramar Nunes de Lima, Secretário Executivo da Câmara Temática de Infra-Estrutura e Logística do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.