Boi gordo atinge índice histórico no Espírito Santo

Agronegócio

Boi gordo atinge índice histórico no Espírito Santo

A arroba foi cotada a R$ 100, valor nunca atingido antes pelo mercado capixaba
Por:
6669 acessos
O preço do boi gordo atingiu recorde histórico no Espírito Santo no último dia 27. A arroba foi cotada a R$ 100, valor nunca atingido anteriormente pelo mercado capixaba

Segundo o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES), Neuzedino de Assis, o valor atingido se deve à escassez de bovinos no mercado a nível nacional, devido ao elevado abate de matrizes recentemente, aliado à entressafra, período de diminuição de alimento para o gado e menor engorda do rebanho.

“Houve uma forte queda de preço anos atrás devido ao foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul. O produtor brasileiro descapitalizou e foi vendendo suas matrizes em alta escala. Com a diminuição do nascimento de bezerros, diminui a produção de boi gordo, e, consequentemente, o preço tende a se elevar”, explica Neuzedino.

Outro fator que provocou o aumento do preço da carne bovina foi a recuperação do mercado externo frente à crise econômica. “Os países estão comprando mais e pagando melhor a nossa carne. Além disso, o mercado interno também está com poder aquisitivo mais elevado”, diz.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Faes - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink