CI

Boletim sobre terraceamento em plantio direto já está no site do Iapar

Nos últimos cinco anos constatou-se que os produtores passaram a eliminar os terraços e curvas de nível em áreas onde já estava implantado o sistema de plantio direto


O boletim técnico de espaçamento entre terraço em sistema de plantio direto, lançado no início do mês durante Seminário Estadual de Uso e Manejo de Solos, em Campo Mourão, já está disponível no site do Iapar e também na versão impressa. O boletim recomenda aos produtores o uso de técnicas de terraceamento no Sistema de Plantio Direto (SDP).

Nos últimos cinco anos constatou-se que os produtores passaram a eliminar os terraços e curvas de nível em áreas onde já estava implantado o sistema de plantio direto. Com a eliminação dos terraços houve um processo acentuado de erosão, principalmente em áreas com maior declividade. Isso foi percebido com a ocorrência de chuvas intensas em algumas regiões nos últimos anos expondo novamente a agricultura paranaense a perdas de solo.

Os pesquisadores autores do boletim realizaram um estudo simulando perdas de solo utilizando as recomendações de espaçamento entre terraços já publicadas pelo Instituto Agronômico do Paraná-Iapar e pelo Instituto Agronômico de Campinas-IAC. No estudo, os pesquisadores comparam as perdas de solo em SPD e em situação de plantio convencional, em condições de alta e baixa erosividade (quantidade de chuva).

O Boletim técnico do Iapar respaldou a elaboração de uma resolução pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que normatiza o uso dos métodos de conservação de solos que devem ser adotados. A resolução está vigorando desde o último dia 3. De acordo com o diretor técnico-científico, Arnaldo Colozzi, a publicação apresenta os dados técnicos e orienta sobre como fazer em relação ao terraceamento, sendo bastante útil a técnicos da assistência técnica pública e privada, e agricultores. Os interessados podem acessá-la no site www.iapar.br (download gratuito do arquivo em pdf) ou adquirir a versão impressa por R$ 5,00.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.