CI

Bom momento da soja impulsiona produção de grãos

A expectativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é colher quase 21 milhões de toneladas


O Paraná deve voltar a liderança na produção de grãos. A expectativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é colher quase 21 milhões de toneladas.

As previsões são otimistas para a safra de verão no Estado. De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Valter Bianchini, os grãos devem apresentar crescimento na área plantada de aproximadamente 26 por cento, com relação ao ano passado.

A projeção é de que a produção suba para quase 21 milhões de toneladas, contra os 16 milhões e meio da safra anterior.

O destaque fica para o complexo soja, que, de acordo com Bianchini, pode representar um recorde de soja para o Estado, chegando a casa de 13 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de quase 40 por cento com relação a última safra do grão, que foi de 9 milhões e meio de toneladas.

O crescimento se deve a valorização alcançada pelo grão de soja no mercado. Neste ano, a saca de 60 quilos vem sendo vendida a 44 reais e 31 centavos em média, contra os quarenta e dois reais e três centavos do ano passado;

Ainda de acordo com Bianchini, os agricultores têm investido na soja porque o grão apresenta menor custo de produção em relação ao milho, além de um cenário mais favorável.

A última safra de milho, aliás, foi bastante prejudicada pela estiagem, que atingiu o Paraná de outubro a dezembro de 2008. Para a safra atual, deve haver mais queda: as previsões são de que o milho recue cerca de 20 por cento.

Porém, o cenário geral do setor, amplamente impulsionado pela soja, deve fazer com que o Paraná retome a liderança na produção nacional de grãos, ultrapassando o Mato Grosso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.