CI

Bovespa fecha em alta e renova recorde com conclusão da Previdência

Em outubro, a bolsa já subiu 2,67%. No ano, acumula alta de 22,37%


O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, subiu nesta quarta-feira (23), renovando o patamar recorde de fechamento, com a aprovação final da reforma da Previdência no Congresso e em dia marcado pelo início da divulgação de balanços do trimestrais de empresas no índice.

O Ibovespa subiu 0,15%, a 107.543 pontos. Na máxima do dia, o índice chegou a 107.958 pontos. Na mínima, recuou para 107.041 pontos. Veja mais cotações.

Em outubro, a bolsa já subiu 2,67%. No ano, acumula alta de 22,37%.

A aprovação da reforma da Previdência também fez o dólar recuar. A moeda norte-americana caiu 1,05%, a R$ 4,0327.

O Senado aprovou nesta terça-feira (22) por 60 votos a 19, em segundo turno, o texto-base da reforma da Previdência. A conclusão da votação ocorreu nesta quarta-feira com a análise dos dois últimos destaques.

A mudança na legislação previdenciária vai ajudar o governo a conter o aumento das despesas com aposentadorias -- a expectativa é de uma economia de R$ 800 bilhões em 10 anos aos cofres públicos. Mas, para o processo de ajuste fiscal ter êxito, analistas indicam que o governo precisa promover a reforma administrativa, para que seja possível mexer com estruturas de carreiras e salários dos servidores e, assim, reduzir os gastos com pessoal, avançar nos processos de privatizações e promover uma desindexação do Orçamento.

Reforma da Previdência é importante, mas insuficiente para ajuste fiscal, reforçam analistas
Senado retoma votação dos destaques da reforma da Previdência

Segundo a Reuters, a equipe de análise técnica do Itaú BBA destacou que, após superar a máxima histórica em 106.700 pontos, o Ibovespa abriu espaço para subir. "Os próximos objetivos do mercado estão em 114.000 e 120.000 pontos", afirmaram os analistas Fabio Perina e Larissa Nappo, em relatório a clientes.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.