BR é o maior produtor mundial de goiaba e de maracujá-azedo

Produção

BR é o maior produtor mundial de goiaba e de maracujá-azedo

Necessita de alta luminosidade e de dias longos para florescer, tendo alto aproveitamento nesses dias atuais de verão
Por:
106 acessos

Em São Paulo, a goiaba é tradicionalmente produzida na região de Campinas, destacando-se os municípios de Valinhos e Campinas, mas sua produção tem obtido destaque em outras áreas do Estado, como em Monte Alto e Taquaritinga.

A goiabeira adapta-se bem aos diferentes climas e solos de São Paulo, porém há restrições quanto a áreas sujeitas a geadas e ventos frios, assim como a solos propensos ao encharcamento duradouro. Para cultivos comerciais, regiões com temperaturas médias anuais entre 23°C e 28°C e precipitações de 1.000 a 1.800 mm, bem distribuídas ao longo dos meses e altitudes não superiores a 900 metros, favorecem a instalação do pomar.

Maracujá

O maracujá, tem sua maior produção no Vale do Ribeira, especialmente em Eldorado, Iguape, Pariquera-Açu e Pilar do Sul. Ambas são culturas que demandam muita mão de obra e por isso são muito cultivadas por agricultores familiares, contribuindo, portanto, para a manutenção dessas famílias no campo. Além deste relevante aspecto social, os valores nutricional e medicinal dessas plantas têm contribuído muito para a saúde de seus consumidores.

A fruta não tolera geadas e ventos frios e nesta época recomenda-se o uso de quebra-ventos. Próprio para regiões tropicais e subtropicais, com temperatura média mensal de 20 a 32 °C e precipitação anual de 800 a 1.700 mm, bem distribuídos.

Necessita de alta luminosidade e de dias longos para florescer, tendo alto aproveitamento nesses dias atuais de verão.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink