CI

Brahman consolida sua participação na Expointer

A participação deste zebuíno na Expointer, reunirá cerca de 80 animais nas pistas de julgamento, e contará ainda com workshop para divulgar o potencial da raça entre os criadores do sul


Com potencial para cruzamentos industriais com as raças taurinas, o Brahman se assegura como boa alternativa para agregar valor aos rebanhos do Rio Grande do Sul. A participação deste zebuíno na Expointer, que acontece de 29 de agosto a 06 de setembro, reunirá cerca de 80 animais nas pistas de julgamento, e contará ainda com workshop para divulgar o potencial da raça entre os criadores do sul.

O evento acontecerá em 31 de agosto, a partir das 19h, na sede da Associação Gaúcha dos Criadores de Zebu (AGCZ) e pretende reunir pecuaristas do estado iniciados na raça ou não. Segundo Nathã Carvalho, entusiasta do Brahman e apoiador desta iniciativa, o workshop deverá ser um bate papo entre criadores brahmistas a fim de, não só divulgar a raça, como também promover uma maior integração entre eles visando promover ainda mais este zebuíno no Rio Grande do Sul e proporcionar a interação dos pecuaristas da região com o restante do país. “A raça está conquistando cada vez mais espaço no estado, porém ainda existem algumas barreiras e preconceitos que precisam ser desmistificados. Assim, esperamos reunir no evento pessoas melhor preparadas tecnicamente para contar sua experiência e comprovar todas as potencialidades e características do Brahman”, detalha.

Além dos criadores locais, estarão presentes no evento André Zambrim, do criatório Grupo IMA, Gustavo Vilaverde, da Agropecuária Mato Verde, e o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), José Amauri Dimarzio, expondo suas experiências e resultados com a raça, bem como articulando alternativas capazes de promover uma maior integração do Rio Grande do Sul com o restante do país.

Nas pistas, as atividades serão conduzidas pelo jurado da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) Célio Arantes Heim e reunirá, também no dia 31 de agosto, ao longo de todo o dia, 80 animais de criatórios não só do RS, como também de SP, MG e MS. Os julgamentos incluirão campeonatos macho, fêmea e ainda matriz modelo destacando o potencial genético da raça. O trabalho de seleção auxiliou no desenvolvimento de animais bem adaptados ao RS, fruto de um trabalho de melhoramento genético que tem como base o plantel argentino de Brahman e que, hoje, já possibilita aos criadores vislumbrar no país vizinho um mercado em potencial para o intercambio de genética.

Brahman no Sul – Esse número de animais em pista garantirá a maior participação da raça Brahman em uma edição da Expointer, presença que vem crescendo progressivamente a cada ano. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Criadores de Brahman, Hildo José Traesel, a raça tem aceitação cada vez maior e tem expandido o número de criadores, em especial pela sua adaptabilidade – uma vez que o RS reúne condições bioclimáticas semelhantes às existentes na região Sul dos Estados Unidos, berço da raça Brahman no mundo. Hoje, no estado, são quase 60 criatórios da raça ou que possuem animais Brahman em seu plantel.

Além disso, outro fator positivo é que, como há muitos rebanhos de taurinos no sul, surge uma grande demanda por zebuínos para cruzamento com taurinos que não se adaptam facilmente às condições de clima e solo de algumas localidades gaúchas. “Nesse cenário, o Brahman indiscutivelmente é o que apresenta melhor adaptação. Os pecuaristas já perceberam isso e estão fazendo uso da genética Brahman”, justifica.

Presente em 70 países, mas com plantel pequeno para as potencialidades de adaptação da raça no Brasil, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), junto com associações estaduais, trabalham intensamente para marcar presença em eventos do porte da Expointer, uma oportunidade para salientar as vantagens do Brahman. As informações são da assessoria de imprensa da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.