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Brasil fornece 30% de todo algodão BCI do mundo

O Brasil já é um grande fornecedor de algodão BCI, representando 30% de todo esse algodão no mundo


O presidente da ABRAPA, Arlindo A. Moura, realizou palestra sobre o algodão brasileiro no primeiro dia da Conferência Mundial de Moda do IAF, dia 16/10, no Rio de Janeiro. Destacando a responsabilidade social deste agronegócio. “Cerca de 81% dos produtores brasileiros têm certificação ABR, de âmbito nacional, e 71% têm também o BCI (Better Cotton Iniciative) de abrangência internacional” declarou Moura.

Segundo ainda o presidente da ABRAPA, o selo brasileiro ABR é muito mais exigente que o BCI, uma vez que as exigências trabalhistas e ambientais no Brasil são muito mais rigorosas do que no resto do mundo. Desta forma, quem consegue se certificar em ABR, já teria 100% de condições para ser também BCI, porém, nem todos vão atrás de duas certificações. Contudo, o Brasil já é um grande fornecedor de algodão BCI, representando 30% de todo esse algodão no mundo. “O BCI tem enfoque na melhoria das condições de trabalho, na sustentabilidade de toda a produção e na rastreabilidade de cada lote, em cada colheita”.

Apesar dos avanços no campo, tanto em tecnologia quanto na qualidade do algodão brasileiro, considerado tão bom quanto aos melhores padrões mundiais, o algodão vem perdendo mercado para as fibras sintéticas, não só no Brasil como em todo o mundo. Em função disso, entidades internacionais do algodão e também a ABRAPA estão empenhadas em recuperar mercado através da valorização do algodão, destacando suas qualidades naturais de maciez, não-alergênico e de sustentabilidade.

Lançada recentemente, a campanha da ABRAPA “Sou de algodão” efetivou parceria com uma das maiores redes de varejo, a C&A, e também o maior evento de moda da América Latina, a SPFW. A campanha agora entrou na segunda etapa, incentivando confecções e estilistas no maior uso de tecidos de algodão.

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