CI

Brasil pode se beneficiar com furacão dos EUA

As empresas estão tentando redirecionar suas cargas para outros terminais


Foto: Leonardo Gottems

As preocupações com os danos portuários nos Estados Unidos vão muito além dos preços dos grãos no País, mas se estendem também aos seus concorrentes. De acordo com informações do agriculture.com, cerca de 60% do milho e soja dos EUA são embarcados nos portos do Golfo. O milho e a soja estão sob alguma pressão desde a tempestade devido a preocupações com as exportações. 

Pesando os preços, há preocupações de que os compradores estrangeiros possam recorrer a concorrentes como o Brasil ou a Argentina para obter suprimentos se os embarques dos EUA forem interrompidos, disse ela. “Os proprietários das instalações, a maioria deles grandes empresas comerciais, também esperam enfrentar problemas de fornecimento de energia que podem durar semanas”, disse Helbing-Kuhl. “Isso poderia atrapalhar significativamente o carregamento e a exportação de grãos e soja, o que seria relevante em particular para a safra de milho e soja que está prestes a começar”. 

As empresas estão tentando redirecionar suas cargas para outros terminais, disse ela. A boa notícia, no entanto, é que as safras em maturação aparentemente não foram afetadas pela tempestade. “Até agora, não houve relatos de qualquer dano (como foi discutido antes da tempestade) nas plantações - incluindo algodão - nas áreas não localizadas diretamente na costa ou no Mississippi (rio)”. 

No domingo, dia da tempestade, 60% da safra de milho dos EUA estava em boas ou excelentes condições. Cerca de 56% da soja obteve as melhores classificações. Ambos os números permaneceram inalterados em relação à semana anterior, mas o relatório de progresso da safra da próxima semana do USDA será um melhor indicador de se a tempestade causou algum dano. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.