CI

Brasil tem terceira piloto agrícola de turboélice

Também empresária do setor, a gaúcha Joelize Friedrichs concluiu o curso


Foto: Divulgação

A empresária e piloto agrícola Joelize Friedrichs se tornou no final de semana a terceira brasileira capacitada a comandar aeronaves turboélice agrícolas. Foi quando ela concluiu o curso de transição de aeronaves de motor a pistão para turboélice, da DP Aviação em parceria com a Pachu Aviação Agrícola, em Olímpia, no interior paulista.

O curso ali é o único na América Latina que onde a parte prática ocorre em uma aeronave de duplo comando (no caso, um Air Tractor modelo AT-504). A instrução prática fica a cargo do empresário e instrutor Marcelo Amaral (China), da Pachu. Mas para chegar ali é preciso primeiro ser aprovado na etapa teórica – a cargo do empresário e representante da Air Tractor Diego Preuss, onde o piloto passa a entender todo o sistema das aeronaves turbo, principalmente o funcionamento do motor, que é o grande diferencial dessa categoria.

No geral, o currículo abrange desde os procedimentos normais de operação até os procedimentos de emergência. Tudo para que os pilotos possam tirar o máximo dos aviões, em segurança e produtividade. Joelize é uma das nove mulheres atualmente com licença de piloto agrícola no Brasil. Foi também a primeira brasileira a dar instrução de voo agrícola para outra mulher, em outubro de 2020.

Antes de Joelize, as mineiras Laura Ramos de Lima e Juliana Torchetti Coppick haviam feito a transição para turbo. Laura no curso da Pachu e da DP Aviação e Juliana na fábrica da Thrush Aircraft, em Albany, no Estado norte-americano da Georgia. Com isso, Juliana também se tornou a primeira piloto brasileira a voar agrícola nos Estados Unidos.

Reveja uma reportagem que fizemos com a Joelize dando aulas de aviação agrícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.