CI

Brasil vai importar alho do Peru

Produção peruana é de 10 toneladas por hectare


O Brasil, um dos destinos do alho chinês cultivado no departamento peruano de Arequipa, e firmou um acordo comercial para comprar 150 toneladas de alho por mês, durante 5 meses nesta safra. O acordo foi feito durante a visita da delegação técnica comercial brasileira à região produtora de Arequipa. 

A temporada de produção de alho ocorrere de agosto a dezembro e o cultivo foi incentivado graças ao Projeto Especial Tambo, do Ministério da Agricultura peruano. No primeiro ano a região conseguiu exportar um contêiner de 25 toneladas, com um sistema de cooperativismo entre produtores. Atualmente a produção é de 10 toneladas por hectare.

Com a demanda do mercado brasileiro, vários agricultores voltaram às associações . No ano passado o alho foi vendido por 4 a 5 soles por quilo (1 sole epruano equivale a R$ 1,15) para o Brasil, enquanto só foi pago 1 sol no mercado interno. Os produtores que conseguiram exportar recuperaram o investimento e obtiveram lucros.

Os principais fornecedores de alho do Brasil são a China e a Argentina, mas o Peru pode competir com eles por estar mais próximo geograficamente e por ser mais competitivo nesse mercado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.