CI

Brazlândia, o polo do morango

Cidade do DF viu fruta ganhar importância na economia local


Foto: Marcel Oliveira

Brazlândia, localizada na divisa com Goiás é uma das cidades-satélite de Brasília. O município se prepara para mais uma edição da festa do morango, que neste ano será virtual. Com menos de 100 anos de existência já é conhecida como a cidade do morango.

Em pleno Cerrado a cultura surgiu da influência de famílias japonesas durante a construção da nova capital, pelo mercado consumidor exigente de Brasília, pelo incentivo tecnológico e, inclusive, pelo clima da região. Os produtores preferem plantar durante a seca porque a tecnologia agrícola permite irrigar a plantação no volume ideal e controlar as pragas.

O Distrito Federal possui 225 produtores cultivando a fruta em 173,95 hectares, sendo Brazlândia a principal região produtora. Em 2019 foram colhidas 7.212 toneladas de morango. Foi observado um avanço significativo da cultura na região. Em 1995, eram 60 produtores, que cultivavam o fruto em uma área de 60 hectares. Hoje são 230 produtores, que plantam várias espécies de morango num espaço de 180 hectares.

A cadeia produtiva vem se desenvolvendo na região com o uso de cultivares adaptadas à região, manejo de irrigação, cultivo protegido e controle biológico de pragas, por exemplo. Hoje, o morango gera cerca de 2 mil empregos diretos, incluindo o período de safra, e movimenta R$ 35 milhões anuais.

A Festa do Morango de Brasília deste ano vai acontecer de forma virtual no mês de setembro, nos dias 11,12 e 13 e 18, 19 e 20 (sexta, sábado e domingo). Os detalhes da plataforma ainda não foram divulgados.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.