BRDE financia R$ 11 milhões para Rasip e Cotrijal
Operação foi firmada na 32ª Expointer, em Esteio
Os recursos, repassados através das linhas Revitaliza, Moderinfra e Moderfrota, serão aplicados na aquisição de 9 tratores, 8 mil bins (recipientes de madeira com cantoneiras zincadas para colheita e armazenagem de maçãs) e um conjunto industrial frigorífico para armazenamento das frutas. Serão 10 câmaras frias com capacidade unitária aproximada de 600 toneladas, em regime de atmosfera controlada, que proporcionarão um aumento na capacidade de armazenagem da empresa de 24 mil toneladas para 30 mil toneladas.
Uma das pioneiras na exportação de maçãs do Brasil, a Rasip produz as variedades de maior aceitação do mercado consumidor nacional e internacional - Royal Gala, Galaxy e Fuji Suprema -, mantendo as exportações mesmo com câmbio desfavorável, dentro de uma visão de longo prazo. A empresa produz também variedades de uvas viníferas e produtos lácteos - o queijo tipo grana Gran Formaggio e o creme de leite, manteiga e queijo ralado da marca Campos de Vacaria.
Cotrijal
Também será assinado nesta quarta-feira financiamento à Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí - Cotrijal, no valor de R$ 5,3 milhões. Os recursos, da linha Prodecoop-Giro, serão utilizados na capitalização da cooperativa. Fundada em 1951, a Cotrijal, possui hoje mais de 4,6 mil produtores cooperados, abrangendo uma área de atuação de 13 municípios na região do planalto médio gaúcho. "O financiamento irá nos ajudar no atendimento aos produtores. Vem em um momento muito bom, de recuperação do agronegócio, e vai possibilitar um aumento na produção", disse o presidente da Cooperativa, Nei Mânica.