CI

BRDE leva ao Show Rural linhas de crédito voltadas ao agronegócio

Eevento acontece entre os dias 6 e 10 na cidade de Cascavel


O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) terá um estande próprio e com programação especial no Show Rural Coopavel, evento que acontecerá entre os dias 6 e 10 na cidade de Cascavel, na região Oeste do Paraná. Entre os destaques estão os bate-papos diários que serão promovidos pelos técnicos da instituição financeira para expor aos produtores rurais que visitarem a feira os detalhes dos programas ABC e Moderinfra.


Os representantes do BRDE também estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre todos os demais programas que atendem o setor do agronegócio, como as linhas de crédito para a compra de equipamentos e aquisição de bens móveis e imóveis para a modernização das fazendas.

ABC - O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que será tema de uma palestra ministrada pela equipe técnica do BRDE no dia 9, às 8 horas, no auditório do Show Rural, foi criado para incentivar a redução da emissão de gases de efeito estufa na atividade agropecuária, bem como reduzir o desmatamento e aumentar a produção em bases sustentáveis. A linha de financiamento também serve para incentivar a adequação das propriedades rurais à legislação ambiental, ampliando à área de florestas cultivadas e estimulando a recuperação de áreas degradadas.

Entre os empreendimentos apoiados pelo programa estão a implantação de sistemas orgânicos de produção agropecuária e melhoramento de sistemas de plantio direto na palha; a introdução de sistemas de integração lavoura-pecuária, lavoura-floresta, pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta; a implantação, manutenção e manejo de florestas comerciais, inclusive aquelas destinadas à recomposição de reserva legal ou de áreas de preservação permanente, e para a produção de carvão vegetal; tratamento de dejetos e resíduos, entre outros; e implantação de planos de manejo florestal sustentável.

O Programa ABC é muito amplo e possui uma extensa lista de itens financiáveis. É uma ótima oportunidade que os produtores têm para garantir a longevidade da fertilidade de suas terras com a adoção de métodos sustentáveis de exploração do solo. A taxa de juros aplicada aos financiamentos ligados ao programa é de 5,5% ao ano e o prazo de pagamento pode chegar a 15 anos.

MODERINFRA - Outro programa que merecerá a atenção da equipe do BRDE é o Moderinfra, que incentiva a implantação, ampliação, reforma e adequação de sistemas de irrigação e armazenagem. Também propicia a construção de estruturas para proteger a fruticultura contra a incidência de granizo e de instalações destinadas à guarda de máquinas e implementos agrícolas e à estocagem de insumos agropecuários. A taxa de juros do Moderinfra é de 6,75% ao ano e o prazo de pagamento pode chegar a 12 anos.


Nos dias 7, 8 e 9, o estande do BRDE no Show Rural contará com a presença dos diretores do banco no Paraná. Jorge Gomes Rosa Filho (diretor-financeiro) e Nivaldo Assis Pagliari (diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos) irão assinar contratos com mutuários, receber autoridades, entre elas o governador Beto Richa, e visitantes para debater as linhas de atuação do banco e os planos para seguir atendendo as necessidades do Estado.

Em seus cinquenta anos de história, o BRDE se consolidou nos estados onde está presente (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) como grande parceiro do homem do campo. Em terras paranaenses fomentou de forma consistente o nascimento, desenvolvimento e consolidação das cooperativas agroindustriais e, até hoje, caminha lado a lado dessas que se tornaram as principais empresas do Estado.

A força do cooperativismo construído com apoio do BRDE fixou e fixa famílias em zonas rurais, garantindo emprego e renda ao interior. O banco também nunca deixou de apoiar diretamente o produtor em seus projetos de investimento. Do melhoramento do solo à compra de máquinas e equipamentos, a instituição financeira oferece linhas de crédito de longo prazo e com juros baixos para atender todos aqueles que fazem da terra o seu negócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.