CI

BRS Taura RR, cultivar de soja tolerante ao glifosato

A ampla adaptação de BRS Taura RR possibilitou sua indicação de cultivo para os estados do RS, SC, do PR e de SP


*Paulo Fernando Bertagnolli - Melhorista de soja da Embrapa Trigo

BRS Taura RR, nova cultivar de soja tolerante ao glifosato foi desenvolvida e indicada para cultivo pela Embrapa Trigo, em parceria com a Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa. A ampla adaptação de BRS Taura RR possibilitou sua indicação de cultivo para os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo.

A cultivar BRS Taura RR é filha de BRS 154, uma das cultivares mais plantadas no RS, com boa aceitação pelos agricultores devido a sua ampla adaptação, elevada produtividade e boa resistência a doenças. Como destaque, BRS Taura RR tem muito das qualidades de BRS 154, acrescidas da tolerância ao glifosato, à podridão radicular de fitóftora (Phytophthora sojae) em condições de campo e da moderada tolerância ao nematóide de galhas Meloidogyne javanica.

A produtividade média de BRS Taura RR nos ensaios comparativos de rendimento de grãos, nas safras agrícolas de 2004/2005 a 2007/2008, no Rio Grande do Sul, foi de 2.879 kg/ha, superior em 6,4% à média dos padrões; no Paraná, foi de 4.446 kg/ha, superior em 3,2%; e em São Paulo, foi de 4.325 kg/ha superior em 5,1%.

Apresenta hábito de crescimento determinado e ciclo médio (grupo de maturidade 7,2). Tem boa estatura de planta (93 cm) e grãos de tamanho grande (17 gramas por 100 grãos). É resistente ao cancro da haste (Diaporthe phaseolorum var. meridionalis), à podridão parda da haste (Cadophora gregata), à mancha "olho-de-rã" (Cercospora sojina), à pústula bacteriana (Xanthomonas axonopodis pv. glycines), além de apresentar resistência de campo à podridão radicular de fitóftora e moderada resistência ao nematóide de galhas M. javanica. Possui flor branca, pubescência marrom, vagem marrom clara e hilo preto.

A Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa é responsável pela produção, distribuição e comercialização das sementes. Na safra 2008/2009, BRS Taura RR será multiplicada pelos instituidores da Fundação e, para a safra agrícola de 2009/2010, a semente estará à disposição dos agricultores. Na presente safra, BRS Taura RR estará semeada em diversos locais, para ser observada tanto em lavoura quanto em dias de campo, em propriedades particulares e em feiras e eventos.

Participaram do desenvolvimento de BRS Taura RR os pesquisadores Paulo Fernando Bertagnolli, Leila Maria Costamilan e Luiz Eichelberger, da Embrapa Trigo e Waldir Pereira Dias, Milton Kaster, José Francisco Ferraz de Toledo e Álvaro Manuel Rodrigues Almeida, da Embrapa Soja. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Trigo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.