Café: fatores climáticos antecipam colheita

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
Café

Café: fatores climáticos antecipam colheita

Projeção de safra é 23% menor
Por: -Eliza Maliszewski

A colheita do café começou no Sul de Minas Gerais. A antecipação se deu por fatores climáticos. Em agosto do ano passado as chuvas antecipadas levaram à florações mais cedo e, consequente, desenvolvimento precoce dos frutos. O extensionista da Emater-MG do município de Guapé,  José Rogério Lara, explica que os frutos estão em estágio de maturação diferentes no mesmo pé.  Alguns estão no ponto cereja e outros já passaram do ponto. Como a região vem registrando chuvas os grãos já passados estão caindo o que fez os produtores tomarem a atitude de começar antes. “A cafeicultura de arábica está enfrentando uma heterogeneidade de maturação dentro da mesma planta isso pode refletir na qualidade da safra. No ano passado houve igualdade na maturação o que gerou uma colheita de qualidade. Este ano produtores colhem frutos em estágios diferentes, alguns com amargor, outros mais fermentados o que reflete diretamente na qualidade da bebida este ano”, completa.

A recomendação é que o produtor deve avaliar a quantidade de frutos que está caindo para tentar colher a maior parte dos grãos em estágio cereja, para obter mais qualidade. A primeira estimativa da Conab projeta a colheita em 36,12 milhões de sacas de café arábica no Brasil, 23,9% a menos que na safra passada. Em Minas Gerais  a estimativa é de 26,4 a 27, 6 milhões de sacas e no Sul de Minas – maior produtor do país - 14,4 a 15,1, o que equivale a 19,1% menos. A safra está sofrendo a influência da chamada bienalidade, onde se produz um ano mais e outro menos. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink