Semana será de calor e instabilidade em São Paulo
Calor, pancadas de chuva e tempestades marcam uma semana típica de verão em SP
Foto: NOAA
A semana começou com calor extremo no estado de São Paulo e alerta para tempestades intensas, em razão da atuação de uma frente fria sobre um ambiente aquecido. As informações são do Meteored, que aponta a combinação de temperaturas elevadas, umidade e instabilidade ao longo dos próximos dias.
O último fim de semana foi marcado por calor intenso, especialmente nas regiões leste e norte do estado. No domingo (11), as temperaturas máximas ultrapassaram os 34 °C na maior parte das estações meteorológicas oficiais, com destaque para Iguape, onde os termômetros chegaram a 37 °C. Segundo o Meteored, esse valor é “da mesma ordem das temperaturas registradas na Região Nordeste”.
De acordo com a análise meteorológica, o aquecimento está associado, em parte, ao efeito pré-frontal, que antecede a passagem de uma frente fria. O Meteored avalia que a semana será “típica de verão no estado de São Paulo: quente, com pancadas de chuva e tempestades”. O instituto explica que o termo “extremo” utilizado na previsão se refere a uma medida estatística em que os valores previstos ficam muito acima do padrão climatológico.
O índice de previsão extrema do modelo ECMWF indica que esta segunda-feira (12) e a terça-feira (13) terão temperaturas fora do normal em São Paulo. Conforme o Meteored, o indicador “ressalta áreas onde a temperatura máxima irá exceder o limite estatístico considerado extremo”. A previsão aponta que o Vale do Paraíba Paulista será uma das regiões mais afetadas, com máximas próximas de 40 °C em Cruzeiro. Na capital, os termômetros devem superar os 32 °C e se aproximar dos 34 °C.
Na terça-feira, a tendência é de leve redução das temperaturas, principalmente na metade sul do estado, em função do avanço da frente fria. Ainda assim, o Vale do Paraíba deve registrar entre 35 °C e 37 °C, enquanto na capital e na faixa norte as máximas devem variar entre 28 °C e 31 °C.
Entre quarta-feira (14) e quinta-feira (15), o resfriamento será mais perceptível no centro-leste paulista, com temperaturas máximas abaixo dos 30 °C, exceção feita às áreas do interior. Já na sexta-feira (16), o calor volta a se intensificar em todo o estado, com máximas em torno de 30 °C e podendo alcançar 33 °C no interior.
As pancadas de chuva e as tempestades devem ocorrer diariamente ao longo da semana, com maior intensidade entre segunda e quarta-feira, período diretamente influenciado pela passagem da frente fria. O Meteored alerta que as rajadas de vento podem atingir até 50 km/h, com maior risco de danos em áreas urbanizadas, além da possibilidade de chuva intensa localizada e ocorrência de granizo.
Entre quinta e sexta-feira, a combinação de calor e umidade mantém a previsão de pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e a noite. Embora o potencial de severidade seja menor, o Meteored não descarta “tempestades pontualmente intensas” em diferentes regiões do estado.
A previsão de acumulados de chuva até o fim da semana indica concentração dos maiores volumes na faixa leste paulista, podendo chegar a 90 mm no sul do estado e a 60 mm na capital. A maior parte desse volume deve ocorrer entre segunda e quarta-feira, o que, segundo o Meteored, “reforça a previsão de tempestades com chuvas intensas”, aumentando o risco de alagamentos repentinos, sobretudo em áreas urbanizadas.