Caminhos da Integração traz novidades em 2009

Agronegócio

Caminhos da Integração traz novidades em 2009

Em 8.000 m², mais de 25 temas como turismo rural, criações, georreferenciamento, fruticultura irrigação, e que estão diretamente relacionadas com as ações norteadoras da Emater/RS-Ascar para o biênio 2009-2010
Por: -Janice
166 acessos

Há 11 anos mostrando o que há de melhor no trabalho da extensão rural, do ensino e da pesquisa, voltado para a agricultura familiar, o espaço Caminhos da Integração apresenta atividades que aproximam a produção e o consumo. Em 8.000 m², mais de 25 temas como turismo rural, criações, georreferenciamento, fruticultura irrigação, e que estão diretamente relacionadas com as ações norteadoras da Emater/RS-Ascar para o biênio 2009-2010, as chamadas Frentes Programáticas. As atividades poderão ser conferidas durante a Expointer em 2009, na quadra 37, do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Emater/RS-Ascar é, ainda, uma das promotoras da Feira da Agricultura Familiar.

De acordo com o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, a intenção da Emater/RS-Ascar é aproximar o público consumidor do campo, e mostrar como os alimentos que chegam à população são produzidos. “É importante que o consumidor saiba a origem dos produtos que adquire. E é isso que queremos mostrar, como é essa relação com o campo, aproximando-o do elo final da cadeia produtiva.”

Segundo a diretora técnica, Águeda Marcéi Mezomo, todas as 12 Frentes Programáticas que a Instituição está trabalhando no biênio 2009-2010 serão contempladas, entre elas as ligadas aos jovens, idosos, mulheres e a irrigação. “O nosso trabalho à frente da extensão rural é amplo e as Frentes Programáticas que elegemos abordam nossas principais áreas de atuação, que estarão expostas nos diversos eventos diários que estaremos realizando na Expointer”, salientou a diretora.

Temáticas

Sentir-se em casa. Esta é a proposta da Casa da Família Rural no espaço Caminhos da Integração. Um lugar aconchegante onde são realizadas, diariamente, oficinas que mostram ao público como partir de uma cozinha tradicional e chegar a uma pequena agroindústria.

A irrigação e usos múltiplos da água será um dos temas de destaque do espaço. Além de ser uma das 12 Frentes Programáticas, desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar, a irrigação é considerada uma tecnologia indispensável em épocas de seca para culturas como fruticultura, olericultura e produção de flores.

Despertar os pequenos agricultores para a importância de produzirem com sustentabilidade, promovendo a diversificação de atividades que levam à segurança alimentar, fez com que a Emater/RS-Ascar, a Ufrgs e a Fepagro levassem alternativas de geração de renda como a avicultura colonial, piscicultura, bovinocultura de leite e apicultura.

É possível também produzir com sustentabilidade em sistemas agroflorestais. A afirmação é do assistente técnico estadual em florestamento pela Emater/RS-Ascar, Dirceu Luiz Slongo, ao antecipar o que será apresentado na parcela da silvicultura. Entre os sistemas que serão apresentados estão o silvipastoril, agrossilvipastoril e agroflorestal com espécies nativas.

No Galpão da Agricultura Familiar o objetivo será demonstrar que decisões e ações simples, como a limpeza e organização das instalações da propriedade rural e os cuidados com a segurança do produtor e sua família, podem ser fatores importantes para a melhoria da qualidade de vida da família.

Neste ano, uma das novidades que os serviços de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar levará para o Caminhos da Integração, é a dinâmica da pipoca. O objetivo é levar aos visitantes informações sobre a classificação do milho e ainda oferecer a oportunidade de saborear o produto. As pessoas que visitarem as instalações vão poder ver como funciona um engenho de prova de arroz e conhecer o processo de classificação. Também serão expostos alguns produtos como cebola, milho, óleo de soja, e os vários padrões de qualidade em que podem ser classificados.

A responsabilidade ambiental é uma das frentes programáticas da Emater/RS-Ascar, que irá mostrar a relação existente entre o trabalho rural e a manutenção da biodiversidade. Como exemplo, será apresentado o banco de sementes de Mampituba, que recuperou espécies de plantas nativas do município em processo de extinção.

Percorrendo o Caminhos da Integração, os visitantes chegam ao espaço do Turismo e Artesanato Rural. No ambiente, o potencial turístico das dez regiões administrativas da Emater/RS-Ascar será apresentado, por meio de produtos, como rotas, roteiros e trilhas; do artesanato típico de cada região e da gastronomia peculiar das etnias que formam o povo gaúcho.

Um dos destaques da programação serão as atividades realizadas no espaço destinado para a apresentação das Frentes Programáticas. Estão previstas palestras, serviços e repasse de orientações destinados aos jovens, idosos e mulheres.

Quem quiser conhecer como o sistema de geoprocessamento pode auxiliar na gestão e administração territorial, o Núcleo de Geoprocessamento da Emater/RS-Ascar, estará presente no espaço Caminhos da Integração.

Já, no Pavilhão da Agricultura Familiar, instrutores dos Centros de Treinamento administrados pela Emater/RS-Ascar realizarão oficinas de artesanato em lã ovina, panificação, filetagem de pescado e patês de peixe e haverá, também, exposição dos produtos.

Pioneirismo Rural

Produtores e extensionistas de dez regiões do Estado serão premiados pela capacidade de superação, iniciativa inovadora e criatividade. A Emater/RS-Ascar realiza, neste ano, a segunda edição do Troféu Pioneirismo Rural. A premiação reconhece a capacidade empreendedora de homens e mulheres do campo que ajudam a construir a agropecuária do Rio Grande do Sul e valoriza os extensionistas como personagens fundamentais no desenvolvimento das comunidades rurais. As informações são da assessoria de imprensa da Emater-RS.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink