CI

Campo Novo do Parecis terá capacitação de multiplicadores do Plano ABC

O evento é destinado á técnicos extensionistas, projetistas e pesquisadores


Com o objetivo de apresentar e discutir tecnologias que contribuam para a redução da emissão de carbono na atmosfera, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agrossilvipastoril e o Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) vão realizar nos dias 26, 27 e 28 de junho, em Campo Novo do Parecis (392 km de Cuiabá), a Capacitação de Multiplicadores do Plano ABC, no campus do IFMT, localizado na Rodovia MT 235, Km12, zona rural.

O evento é destinado á técnicos extensionistas, projetistas e pesquisadores. A Capacitação faz parte de uma das ações para implantação do Plano da Agricultura de Baixo Carbono no Estado de Mato Grosso. Durante três dias técnicos vão se reunir para participar de palestras e debates sobre Conceitos de integração de Lavoura-Pecuária; Adubação Florestal; Estratégias de recuperação de pastagens degradadas; Regularização Ambiental do Imóvel Rural e Elaboração de Projetos de Crédito do Programa ABC com palestrantes renomados do país.

O secretário da Sedraf, Carlos Milhomem, ressalta que a capacitação fará com que mais técnicos estejam aptos a criar projetos utilizando tecnologias de baixa emissão de carbono e, dessa maneira, possam ter acesso ao crédito agrícola disponibilizado pelo Plano ABC, colocando em prática as tecnologias garantindo a produção agropecuária sustentável no Estado.

PLANO ABC

O intuito é mobilizar o setor em todas as regiões do país para que as tecnologias sejam difundidas e cada vez mais propriedades as utilizem e, dessa maneira, haja menos emissão de Carbono na atmosfera.

O Mapa irá trabalhar com agentes multiplicadores do Plano ABC em todo o Brasil e pretende, até o fim deste ano, fazer com que os produtores rurais também tenham acesso aos treinamentos.

Ações

Para difundir uma nova agricultura sustentável, que reduza a liberação de gás carbônico na atmosfera, o Plano ABC incentiva seis iniciativas. Essas ações têm metas e resultados a serem alcançados até 2020. O Plano pretende evitar a emissão de 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2 nos próximos dez anos.

Um dos componentes do Plano ABC é uma linha de crédito exclusiva – o Programa ABC – que busca facilitar ao produtor rural a implantação de sistemas de produção que reduzam as emissões de Gases Efeito Estufa (GEE).

No total, os projetos de investimento voltados a esses sistemas de produção já têm disponibilizados, via plano Safra, cerca de R$ 3,15 bilhões que poderão ser contratados nas agências bancárias, como taxa de juros de 5,5% ao ano, carência de até oito anos e prazo para pagamento de 15 anos, quando existir o componente arbóreo no sistema de produção.

De junho a novembro, os cinco primeiros meses deste plano Safra, foram liberados R$ 178,1 milhões pelo Programa ABC.

AÇÕES

A Oficina de Trabalho para elaboração do "Plano de Ação de Implementação do Plano de Agricultura de Baixo Carbono no Estado de Mato Grosso, Plano ABC-MT", foi realizada no período de 12 a 14 de setembro de 2011 nas dependências da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso.

O propósito da Oficina foi o de construir, de forma participativa, uma proposta para o escopo básico do Plano ABC - Mato Grosso no âmbito do "Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura" cujo objetivo geral é garantir o aperfeiçoamento contínuo e sustentado das práticas de manejo que reduzam a emissão dos GEE e que, adicionalmente, aumentem a fixação atmosférica de CO2 na vegetação e no solo dos setores da agricultura brasileira.

O evento contou com a participação de representantes de diferentes instituições e entidades com direto interesse e envolvimento com o setor, que analisaram os problemas e as alternativas e formalizaram o Plano de Ação de Implementação do Plano de Agricultura de Baixo Carbono no Estado de Mato Grosso, Plano ABC-MT tendo a Sedraf como entidade coordenadora das ações dentre elas: divulgação; capacitação de técnicos e produtores rurais; regularização ambiental; regularização fundiária; assistência técnica e extensão rural; estudos e planejamento; pesquisa, desenvolvimento e inovação; transferência de tecnologia; crédito rural; disponibilização de insumos e produção de sementes e mudas.

Mais informações sobre o Plano ABC podem ser obtidas através do telefone da Sedraf (65) 3613-6237 falar com Wilson Pereira.

Programação

Dia 26/06 – Terça-feira

08h00 – Recepção e abertura

08h30 – Palestra – Compromissis do Brasil na COP-15 e Política Nacional de Mudanças do Clima (PNMC) – Elvison Ramos (Mapa/Brasília)

09h00 – Palestra: “Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono - Elvison Ramos (Mapa/Brasília

10h00 – Intervalo

11h30 – Perguntas e debates

12h00 – almoço

13h30 – Palestra “Conceitos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) – Flávio Wruck (Embrapa Arroz e feijão, Sinop-MT)

15h00 – Intervalo

15h30 – Palestra “Adubação do componente Florestal na ILPF – Maurei Behling (Embrapa Agrossilvipastoril)

16h30 – Perguntas e debates

Dia 27/06 – Quarta-feira

08h00 – Palestra “Conceitos de Degradação de Pastagens e de Recuperação de Pastagens Degradadas” Bruno Carneiro e Pedreira (Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop)

10h00 – Intervalo

10h30 – Palestra “Estratégias para Recuperação de Pastagens Degradadas – aspectos técnicos e econômicos” – Bruno Carneiro e Pedreira (Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop-MT)

11h30 – Perguntas e debates

12h00 – almoço

13h30 – Palestra “plantio Direto” – Daniel Dias Valadão (IFMT)

15h00 – Intervalo

15h30 – Exercícios e Avaliação – Mapa/ SFA / MT

16h30 – Perguntas e debate


Dia 28/06 – Quinta-feira

08h00 – Palestra “Regularização ambiental do Imóvel Rural” – Elias Borges Nogueira (Sema)

08h40 – Palestra “Recomendações para elaboração de projetos de crédito do Plano ABC” Douglas Simoni Conche (Banco do Brasil)

09h20 – Palestra “Projetos de Crédito do Programa ABC” (Banco da Amazônia)

10h00 – Perguntas e debates

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.