CI

Cana é alternativa boa e barata para o gado

Um hectare de cana pode alimentar 30 vacas no inverno


Alimentação adequada dos animais é um dos mais fortes aliados do pequeno produtor de leite. Especialista da Embrapa Gado de leite que atende a região Sul do Brasil, Leovegildo Matos aponta uma série de alternativas, comprovadamente eficientes, que estão à disposição dos produtores.

Um sistema que garante o baixo custo é a produção a pasto, complementada com a cana-de-açúcar no inverno. ""Se o custo for baixo, na oscilação de preço, o produtor sofre menos. Quando o preço está bom é hora de fazer o pé de meia"", diz Matos. Segundo ele, a cana é uma das melhores opções: fornece o açúcar, necessário ao gado, e tem disponibilidade. A falta de proteína pode ser compensada com ureia. Mas o produtor deve saber escolher, substituindo as variedades antigas de cana pelos novos materiais.

De acordo com Matos, uma opção é a variedade de cana usada para a produção de melado ou a cana utilizada pela indústria. ""Não há forragem melhor"", atesta. O especialista calcula que um hectare de cana pode alimentar 30 vacas no inverno. ""O produtor que tiver 1,5 hectare de cana sabe quanto irá produzir de leite em 2013"", afirma.

Outra vantagem é a resistência da planta. Matos afirma que a cana não sofre prejuízos com um mês de estiagem. Ao contrário, 20 dias sem chuva acabam com a possibilidade de fazer ensilagem com milho. O pesquisador também recomenda que o produtor opte por gramíneas tropicais em vez dos pastos anuais, como milheto, sorgo forrageiro e aveia de verão. ""Com o mesmo dinheiro ele pode semear gramíneas como mombaça, tanzânia, capim elefante pioneiro, tifton ou coast cross e ter disponibilidade de pasto por muito tempo"", diz.

A produção de leite, de acordo com Matos, é a principal indicação para quem possui uma área pequena. ""A renda do leite é oito vezes maior que a das culturas brancas na pequena propriedade"", diz. ""Com 10 hectares, por exemplo, o produtor terá ganho suficiente para um padrão de vida, compatível com o tamanho do seu patrimônio"", completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.