CI

Cana transgênica combate bicudo

Praga ainda não tem controle efetivo com químicos ou biológicos


Foto: Embrapa

Depois de anunciar uma variedade de cana-de-açúcar resistente à broca e ao herbicida glifosato, a Embrapa Agroenergia e a startup paulista PangeiaBiotech estudam uma planta transgênica contra o bicudo-da-cana.

A pesquisa já gerou as plantas com o gene de resistência e está em estado avançado dos testes em casas de vegetação. Depois desta fase as plantas selecionadas seguem pra campos de multiplicação. A nova variedade de cana pode ser considerada uma evolução da cana BtRR.

O bicudo-da-cana (Sphenophorus levis) tem potencial para causar prejuízos de R$ 2 bilhões por ano. A praga se beneficia do fato de não haver químicos ou biológicos que controlem com eficiência elevada na soqueira. Sua incidência e dispersão vêm crescendo com a colheita mecanizada crua com o aumento da palhada nas lavouras de cana. O inseto se caracteriza por atacar tanto  de forma tardia quanto precoce e levar à morte da planta. As larvas fazem galerias que danificam o tecido do rizoma, o colmo das plantas e os perfilhos da cana.

VEJA: Nova variedade de cana tem resistência à broca e glifosato

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.