CI

Canadá quer dobrar área de soja em 10 anos

De olho a crescente demanda chinesa pela oleaginosa


O Canadá possui uma grande meta para plantio de soja até 2027: chegar aos 4,04 milhões de hectares anuais. A superfície seria praticamente o dobro da atual, de olho na crescente demanda chinesa pela oleaginosa, segundo reportagem do site Agriculture.com, que esteve presente no Simpósio Soy Canada.

Dos dois milhões de toneladas de soja atualmente produzidas no país, um milhão tem como destino a China. Outras 800 mil toneladas ficam com os vizinhos dos Estados Unidos e apenas 200 mil toneladas são absorvidas pelo mercado interno.

Além da demanda asiática por grãos, outro motivo para a aposta canadense na soja seria a atrativa oferta de terras para produtores vizinhos dos estados norte-americanos da Dakota do Norte, Dakota do Sul, Idaho e Montana, que também são considerados novas fronteiras agrícolas. Com a chamada “Corrida para o Frio”, o Canadá espera aumentar significativamente suas exportações, resultado de expansões principalmente na região sudoeste. 

“Os níveis de proteína da nossa soja não são iguais aos dos Estados Unidos, mas a indústria canadense almeja chegar a esses níveis. A ‘Corrida para o Frio’ é extremamente incentivada e é crucial para atingir-nos este objetivo”, disse Jim Everson, diretor-executivo da Soy Canada, a associação de sojicultores local.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.