CI

Caravana da Fruta chega a Paranapanema

Região recebe Simpósio Internacional e certificação em Boas Práticas Agrícolas


A Caravana da Fruta une-se ao IV Simpósio Internacional de Fruticultura Temperada em Região Sub-tropical para levar tecnologia e inovação aos produtores da região de Botucatu. O evento que acontece entre os dias 20 e 22 de agosto, na cidade de Paranapanema em São Paulo, é promovido em parceria pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Sebrae-SP, Holantec, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento irá proporcionar a interação dos participantes com diversos profissionais e especialistas em frutas de clima temperado cultivadas em região sub-tropical do Brasil e exterior. Serão abordados temas como: tendências de mercado, manejo de pragas, doenças ; adubação; quebra de dormência, entre outros.

Mauricio de Sá Ferraz coordenador do Projeto Fruta Paulista do Ibraf afirma que “a Caravana da Fruta abre um canal de diálogo e troca de informações entre os produtores, pois as alternativas de uma região podem ajudar a outra, com inovação, tecnologia, mercado, entre outras. Esta interação possibilita ao produtor o aperfeiçoamento de seu negócio”.

Durante o evento também, serão entregues certificados de Boas Práticas Agrícolas aos produtores participantes do projeto, atestando que suas frutas são produzidas de acordo com exigentes normas nacionais e internacionais. Para apresentar ao mercado este produto com qualidade certificada será realizada uma rodada de negócios com 20 compradores nacionais. “Como os produtores da região já estão capacitados este é o momento ideal para aproximar compradores e apresentar a qualidade da fruta ofertada na região”, afirma o coordenador do projeto.

Para Eduardo Ruiz, gestor do Projeto Fruta Paulista pelo SEBRAE-SP da região de Botucatu, a Caravana da Fruta para a região é muito importante. “Tendo em vista a vocação regional e o grande número de produtores a Caravana da Fruta será de grande valia e muito relevante para satisfazer a demanda. Esperamos interagir e possibilitar um aumento de contato entre os produtores. Que eles conversem, troquem informação, tecnologias e experiências.”

Elcia Nyssem, gerente administrativa da Holantec, mostra-se otimista com o evento e com a importância dele para a região. “Nosso objetivo é trazer tecnologia, disseminar novas técnicas, e criar intercâmbio entre os produtores. A troca de informações é uma das características mais importantes de um evento como este.” – afirma.

A Caravana da Fruta é uma ação do Projeto Fruta Paulista que visa a capacitação dos produtores em Boas Práticas Agrícolas e é realizado pelo Ibraf em parceria com o Sebrae-SP. O Estado de São Paulo foi escolhido, pois é o segundo maior produtor de pêssego do Brasil com 185 mil toneladas produzidas em 2007, atrás apenas do Rio Grande do Sul que produz variedades principalmente destinadas à indústria.

Nova variedade de pêssego

Após 15 anos de testes e cruzamentos a Embrapa Clima Temperado desenvolveu uma nova variedade de pêssego, denominada Kampai. Esta nova cultivar será lançada durante a Caravana da Fruta e apresenta algumas características importantes, com relação as já existentes.

Maria do Carmo Bassols, pesquisadora da Embrapa, afirma que a variedade possui polpa branca, maior que as do mercado, com casca mais avermelhada e maturação precoce. “Fizemos muitos testes para a fruta e chegamos a conclusão de que ela possui conservação relativamente boa e é mais firme que as demais variedades de polpa branca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.