CI

Cenário segue positivo para soja no Brasil

Embora leves, as altas de 0,23% do dólar e de 0,03% no contrato de Março em Chicago contribuíram


Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea, os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a quinta-feira (24.01) com preços da soja com pequena elevação de 0,08% no preço médio da soja sobre rodas nos portos brasileiros, para R$ 78,13/saca. No interior, a alta foi de 0,22%, para R$ 72,91/saca, de acordo com a mesma pesquisa.

“Embora leves, as altas de 0,23% do dólar e de 0,03% no contrato de Março em Chicago contribuíram. Estas altas, porém, não foram suficientes para recolocar os preços nos mesmos níveis do último dia de dezembro passado: o preço de exportação ainda está 2,54% abaixo e o preço no interior, 1,61% abaixo”, explica o analista da T&F Consultoria Agroeconômica Luiz Fernando Pacheco.

FUNDAMENTOS

A atualização do modelo climático americano (GFS) trouxe expectativa de chuvas mais intensas para o leste e para o sul do Brasil nos próximos 10 dias, de acordo com a Consultoria AgResource: “O oeste baiano ainda permanece com volumes bastante limitados no período, enquanto projeções mais otimistas são esperadas para grande parte de do Centro-Oeste. Com as recentes mudanças, a confiança no modelo ainda é limitada, com confirmações sendo esperadas nas atualizações também do modelo europeu (ECM), que ainda não trouxe o aumento de chuvas no Goiás na mesma proporção do GFS”. 

O chefe de meteorologia da ARC, Scott Yuknis, afirma que as correntes de ar na América do Sul nos próximos sete dias indicam que as regiões produtoras de umidade na América do Sul estão basicamente ‘desligadas’. Ele conclui dizendo: “É muito difícil uma mudança em um padrão climático ‘travado’, especialmente durante o meio do verão”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.