CI

Centro do país tem alerta de chuvas intensas

Inmet e Inpe divulgam nota que envolve de 30 de dezembro a 2 de janeiro


Foto: Pixabay

No período de 30 de dezembro de 2021 até pelo menos o dia 2 de janeiro de 2022, uma massa de ar úmida e instável causará tempestades e elevados acumulados de chuva em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer no norte, centro e leste de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais (com exceção apenas no norte e nordeste), norte de São Paulo, Região Serrana e sul do Rio de Janeiro. O alerta foi feito em conjunto pelo Inpe e pelo Inmet.

Além de elevados acumulados de chuva, não estão descartadas tempestades isoladas que podem estar acompanhadas de rajadas de ventos, descargas elétricas e possível queda de granizo. De maneira geral, os acumulados de chuva nessas áreas até a noite do dia 02/01/2022 poderão variar entre 70 e 150 mm.

Durante esse período e, de acordo com os modelos numéricos de previsão de tempo, os maiores acumulados deverão ocorrer entre a noite do dia 30 e a noite do dia 31/12/2021. Estão previstos maiores acumulados de chuva no norte, centro e leste de Goiás, do Distrito Federal e no noroeste, centro e Zona da Mata de Minas Gerais, com valores que podem, pontualmente, ultrapassar os 120 mm em um único dia.

A Figura apresenta as probabilidades previstas pelos modelos numéricos para a ocorrência de chuva acima de 50 mm entre a noite do dia 30 e a noite do dia 31/12/2021. As áreas destacadas em roxa e rosa indicam uma probabilidade superior a 80% de acumulados de chuva acima de 50 mm em um único dia. Ou seja, a probabilidade de acumulados de chuva acima de 50 mm entre a noite do dia 30 e a noite do dia 31/12 em áreas de Minas Gerais e do norte de Goiás é superior a 80%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.