CI

Charolês sem rústicos em Esteio/RS


A raça Charolês irá desfalcar os rústicos na Expointer 2009, que ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Não foram inscritos animais da raça criados a campo. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês, Jamil Deud Júnior, com a forte venda de touros rústicos no primeiro semestre, especialmente nas exposições de Londrina, no Paraná, e Dourados, no Mato Grosso do Sul, faltam reprodutores para ofertar aos investidores em Esteio.

Na edição de 2008, criadores de Charolês fizeram evento conjunto com a Nelore. Deud acredita que seriam necessários pelo menos 40 animais para viabilizar a realização de um leilão do porte compatível ao da Expointer. Zebuínos e búfalos também não terão representação de rústicos, assim como a raça Limousin, ausente já em 2008.

Conforme o chefe de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, José Arthur Martins, o total geral de rústicos, que inclui equinos e novilhas ofertados em leilões, deve ser divulgado hoje. O levantamento feito junto às associações indica ainda 323 exemplares inscritos entre as principais raças de bovinos de corte, sendo 254 Braford e Hereford, 48 Angus e 21 Devon. Em 2008, foram inscritos 1.659 exemplares na feira, 9,3% mais do que em 2007.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.