CI

Charolês vem forte para a feira internacional de Esteio/RS

Mais de cem animais da raça estarão na Expointer 2010


Mantendo a performance de anos anteriores e a tradição de ser uma das grandes raças de corte presentes na Expointer, a raça Charolês comparece este ano a esta que é a maior feira do agribusiness da América Latina, com uma representação formada por mais de uma centena de animais, entre machos e fêmeas, produzidos pelas mais qualificadas criações de selecionadores de todo o Brasil. A 33ª Expointer será realizada no período de 28 de agosto a 5 de setembro, sempre no moderno e funcional Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, RS.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO CHAROLÊS
Julgamentos de Admissão e Pesagem: 29/08 (Domingo)
Julgamentos de Classificação: 31/08 e 1º/09 (3ª e 4ª feira) - Pista 1
Entrega de prêmios e Shopping Charolês Futuro & Grandeza: 02/09 (5ª feira) – 18h – Estande do Charolês
Reunião do Conselho Fiscal: 03/09 (6ª feira) 9h30min - Estande do Charolês
Assembléia Geral Ordinária/Eleição de nova diretoria: 11h do dia 03/09 (6ª feira) - Estande do Charolês

A ESCOLHA DOS CAMPEÕES
O responsável pela escolha dos campeões Charolês desta Expointer será o criador e médico veterinário Dr. César Adams Cezar, titular da Cabanha Cezar, de Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra gaúcha.

A escolha do jurado resultou de reunião de Diretoria e do Conselho Técnico da ABCCharolês, realizada em maio, na sede da entidade, em Santa Maria, RS.

Integrante do Colégio de Jurados e do quadro técnico da ABCCharolês desde 1988, César Adams Cezar foi presidente eleito da entidade no período de 2000 a 2002 e presidiu a Federação Internacional do Charolês de 2004 a 2006.

Em 2004 também presidiu a comissão organizadora do Congresso Mundial de Charolês, realizado pela primeira vez no Brasil em 2004, após brilhante participação na delegação do evento, no México, em 2002. Ele já atuou como jurado de importantes mostras da raça no País e fará, na Expointer, o primeiro julgamento da raça onde serão avaliados juntos tanto exemplares aspados como mochos.

“Foi uma votação apertada, mas a escolha do Dr. César deverá acrescentar um brilho a mais para a raça Charolês nas pistas da Expointer. Ele se criou em volta da raça (seu pai, o saudoso Cezar Jacques Cezar, foi um dos pioneiros na criação e importação de Charolês no Brasil), é um técnico de formação impecável e um criador exemplar, que por certo vai apontar os melhores entre os melhores”, avalia o atual presidente da ABCCharolês, Jamil Deud Júnior.

O CHAROLÊS “FUNCIONAL”
A retomada de mercado que vem sendo conquistada pela genética Charolês deverá ser um dos visíveis destaques desta Expointer, onde a raça está presente com mais expositores e mais animais. E mostra, com otimismo, a consolidação do Charolês funcional, um tipo de animal mais compacto, com grandes ganhos quando utilizado em cruzamentos e orientado à produção de carne de qualidade.

Para mais informações e especialmente para as inscrições dos animais à venda, os interessados podem fazer contato com a ABCCharolês, ou pelos fones 55.3222.7822 e 55.9613.4522 ou pelo e-mail: [email protected]

As informações são da assessoria de imprensa da Assoiação Brasileira de Criadores de Charolês.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.