CI

Chile pode ter uma nova variedade de maçãs até 2021

"O que vimos hoje é o começo do fim de uma etapa"


O Consórcio da Asoex Fruit Technology, do Chile, apresentou os avanços de 26 seleções avançadas de maçãs, que são caracterizadas pela alta qualidade e porque cinco delas têm resistência à Venturia, uma das mais importantes doenças que afetam esta fruta.  Os resultados dessas seleções avançadas foram entregues durante um dia no INIA Quilamapu em Chillán, onde os participantes puderam ver o desenvolvimento e as características das variedades. 

De acordo com o Consórcio, seleções maçã avançadas com foco na qualidade têm um lado "que considera, principalmente, a ‘crocância’, sabor, firmeza dos frutos e bom gosto". Eles também explicaram que se espera que tenham tolerância a danos e que, por outro lado, tenham resistência à Venturia ou à sarna da macieira, enquanto a produtividade das seleções é "igual ou maior que as variedades comerciais". 

Essas novas genéticas estão sendo testadas desde 2015 em diferentes hortas comerciais de parceiros do consórcio da Região de O'Higgins para La Araucanía. Diante da possibilidade de ter a próxima variedade de maçã chilena, espera-se que em 2021 pelo menos uma variedade possa ser liberada. 

Enquanto isso, durante o curso do evento, o presidente da Asoex, Ronald Bown disse que "o que vimos hoje é o começo do fim de uma etapa. Primeiro, ele tinha que encontrar a genética que nos permitem alcançar os desenvolvimentos que a indústria exigia, o que também foi feito em outros programas de melhoramento deste consórcio, tais como frutas de caroço, cerejas, uvas de mesa e framboesas". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.