Chile reconhece MS como livre de Newcastle
CI
Agronegócio

Chile reconhece MS como livre de Newcastle

Mapa e governo chileno discutiram intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários
Por:
Representantes do Ministério da Agricultura e do governo chileno discutiram o intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse para os países

O estado de Mato Grosso do Sul conquistou o reconhecimento de livre da doença de Newcastle (DNC) pelo Chile. A decisão foi comunicada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pelo Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, sigla em espanhol) durante reunião de negociações bilaterais no Brasil. Os encontros se realizaram na segunda, e nesta terça-feira, dia 7 de agosto. Com o reconhecimento, o estado poderá exportar aves para aquele país.

Durante os dois dias, representantes do Ministério e do governo chileno discutiram a ampliação do intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse de ambos os países. As reuniões se realizaram na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e foram conduzidas pelo secretário da SDA, Enio Marques, pelo diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias, Lino Colsera, e pelo diretor do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, Anibal Ariztia. Entre os assuntos da pauta, negociações relativas a novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético suíno, além de negociações sanitárias e fitossanitárias.

“Foram reuniões positivas, com temas de interesse de ambos os governos. Conseguimos encaminhar para soluções várias questões, como o reconhecimento do Mato Grosso do Sul de livre da doença de Newcastle e isso foi positivo. Em outros casos, estabeleceu-se um cronograma para avançarmos nos temas”, salientou Colsera.

Questões relativas ao andamento das Análises de Risco de Pragas (ARP) para produtos de origem vegetal e o atual estágio dos processos também esteviram na pauta de discussão, assim como as negociações de novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético suíno. As análises de risco de pragas, por exemplo, são essenciais no processo para estabelecer requisitos fitossanitários que o país exportador deve cumprir para minimizar riscos.

Saiba mais sobre a doença:

A doença de Newcastle é uma patologia altamente contagiosa que afecta aves, domésticas e selvagens. Os seus efeitos são mais notavelmente sentidos em aviários pelo seu grande potencial epidémico e por levar a grandes perdas economicas. A doença é endemica em vários países.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink