CI

Chineses avaliarão frigoríficos brasileiros

Esse pode ser um passo importante para estreitar a relação comercial entre os países


Uma equipe de técnicos veterinários da China virá até o Brasil com o objetivo de inspecionar os frigoríficos que demonstraram interesse em exportar seus produtos aos asiáticos. A informação foi divulgada na segunda-feira (15.05) pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, através de sua conta no Twitter. 

O ministro viajou para Pequim em missão comercial e ainda passará pela cidade chinesa de Xangai, por Istambul, na Turquia, e Paris, na França. Segundo ele, a expectativa é de que os chineses habilitem até 84 frigoríficos brasileiros para a exportação. "Recebemos a confirmação que uma missão técnica vai ao Brasil ainda em maio ou início de junho para uma vistoria com especialistas veterinários, e se tudo estiver correto teremos a liberação", diz Maggi em parte da publicação. 

A ampliação das exportações da carne brasileira para os chineses pode marcar o início de uma relação comercial mais estreita entre os países. Atualmente o Brasil possui 102 processos em andamento na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o país asiático, onde contesta algumas práticas comerciais. 

Porém, de acordo com o ministro, muitas dessas questões foram discutidas em sua reunião com os chineses, que foi marcada pela intensa discussão relativas a isso, sendo que muitas questões poderão ser resolvidas “uma vez que os dois países possuem muitas coisas em comum”. Além disso, segundo Maggi, os processos junto à OMC apenas indicam que ambos os países demonstram que é “muito forte o protecionismo existente em vários países”. 

Um comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura destaca que além de reuniões referentes a visita técnica dos chineses ao País, Blairo Maggi e empresários brasileiros também se encontraram com diretores da Cofco Internacional, que tem expandido suas negociações referentes a soja e milho do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.