CI

Chineses vão aumentar compras de trigo dos Estados Unidos


Os exportadores dos Estados Unidos venderam 1,04 milhão de toneladas de trigo para a China, a maior venda da commodity a esse país no período de nove anos, divulgou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A produção chinesa de trigo recuou 7%, para 87 milhões de toneladas no atual ano de comercialização, em relação aos 93,9 milhões de toneladas há dois anos, já que os produtores agrícolas voltaram-se para colheitas de preços mais altos, como a de soja e outras oleaginosas. A China, maior país produtor e consumidor mundial de trigo, importará 2 milhões de toneladas do grão no atual ano de comercialização, estimou o Usda em relatório divulgado este mês. Essa previsão é superior à de 1 milhão de toneladas no mês passado.

"A China vende antigas reservas de trigo para os países vizinhos na Ásia, que se preocupam mais com quantidade" do que com qualidade, disse Tim Hannagan, trader de grãos na Alaron Trading, em Chicago (Estados Unidos). Devido a essas vendas, "sabíamos que o país ia procurar se reabastecer" com trigo de alto índice de proteína. "Fora com o antigo, viva o novo."

Os contratos futuros do trigo na bolsa de Chicago avançaram 27% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando a maior alta no período de 15 meses, de US$ 4,215 em 4 de dezembro, depois que a seca diminuiu a produção na Europa e Ucrânia, reduzindo os estoques globais e permitindo que os Estados Unidos elevassem as exportações.

Maior demanda

Os pedidos dos compradores estrangeiros por trigo norte-americano para o ano de comercialização iniciado em 1º de junho avançaram 38%, em relação ao ano passado, segundo informações divulgadas pelo, USDA na semana passada.

A entrega de 300 mil toneladas de trigo "red winter" dos Estados Unidos está programada para o atual ano comercial 2003/04. O fornecimento de 670 mil toneladas de trigo "red winter" de baixo teor calórico e 70 mil toneladas de trigo branco está programada para o período 2004/05, segundo informou o USDA em seu relatório.

A venda americana de trigo foi a maior desse que a China adquiriu 1,757 milhão de toneladas de trigo em dezembro de 1994, informou o Usda. Os exportadores devem reportar ao departamento qualquer transação de venda de exportação acima de 100 mil toneladas de cada commodity vendida em um dia com um único destino.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.