CI

Chuva afeta produtividade da cana no Centro-Sul

Conforme Antonio de Padua Rodrigues, diretor da Unica, produção de açúcar e álcool será reduzida nesta atual safra


De São Paulo - As chuvas que atingiram os canaviais da região Centro-Sul do país entre julho e parte de agosto poderão reduzir a produção de açúcar em 1 milhão de toneladas e a de álcool em 700 milhões de litros na safra 2009/10. Segundo Antonio de Padua Rodrigues, diretor-técnico da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar), as perdas de ATR (Total de Açúcar Recuperável) por tonelada de cana podem chegar a 4 quilos neste ciclo.

Os cálculos são feitos com base numa produção total de 550 milhões de toneladas de cana prevista para a safra 2009/10. "A qualidade da cana para corte em setembro já está afetada", afirmou Padua.

A primeira estimativa da Unica para a safra 2009/10 apontava uma produção de açúcar de 31,2 milhões de toneladas no Centro-Sul, um crescimento de 16,6% sobre o ciclo anterior. Para o álcool, a estimativa inicial ficou em 26,3 bilhões de litros, alta de 4,7% sobre o ciclo passado. Na safra 2009/10, o ATR médio por tonelada de cana está estimado em 141,2 quilos.

Na regiões oeste e noroeste paulista, o clima chuvoso também afetou a produtividade da matéria-prima, afirmou José Carlos Toledo, presidente da Udop (União dos Produtores de Bioenergia). Na segunda quinzena de julho, o ATR por tonelada de cana está dez quilos abaixo do mesmo período do ano passado, de acordo com Toledo.

Nos últimos dois anos, parte das usinas do setor chegou a estender a moagem para esmagar um maior volume de cana. Se o clima chuvoso perdurar nos próximos meses, a expectativa é de que nesta safra a moagem termine mais cedo, disse Toledo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.