CI

Chuva forte em PE o e frio intenso no RS, alerta Defesa Civil

Hoje e amanhã, ano RS, a alerta é de frio intenso, com mínimas variando de 1 a 5 graus nas áreas mais altas e de 7 a 11 graus nas demais regiões


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte à defesa civil do Estado de Pernambuco e de frio intenso à defesa civil do Rio Grande do Sul.

Nessa quinta-feira (07-08), áreas de instabilidade vindas do oceano provocaram pancadas de chuva entre a região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata pernambucana. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.


Na sexta-feira e sábado (08 e 09), a atuação de um sistema de alta pressão provocará queda acentuada de temperatura no Rio Grande do Sul. Alerta-se para o frio intenso no Estado, com temperaturas mínimas variando de 1 a 5 graus nas áreas mais altas e de 7 a 11 graus nas demais regiões. Na madrugada e manhã de sexta-feira (08), o ar frio favorecerá a formação de geada no sul e sudoeste.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar os agricultores para que tomem as medidas preventivas necessárias para minimizar os efeitos da geada. Ressalta-se também, que durante esse período, é importante uma atenção especial aos moradores de rua, pois a sensação de frio será ainda maior por causa dos ventos do quadrante sul.


Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. O alerta preventivo emitido para o Estado de Pernambuco é baseado em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec). As informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) serviram de base para o alerta enviado ao Estado do Rio Grande do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.