Chuva no Carnaval do Nordeste? Algumas áreas tem previsão de mais de 100 mm; saiba o que esperar
Algumas áreas tem previsão de mais de 100 mm
Foto: Pexels
De acordo com informações do Meteored, o feriado de Carnaval deve apresentar contrastes no Nordeste. Enquanto áreas da Bahia tendem a registrar tempo firme e ensolarado, o Maranhão pode enfrentar chuvas intensas, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros, com potencial para causar transtornos à população.
A previsão indica que parte da região Nordeste deve passar o período sem chuva, enquanto áreas próximas ao litoral norte do Brasil podem ser atingidas por volumes elevados de precipitação. Há risco de acumulados de até 50 milímetros por dia e de ventos de até 60 km/h, com possibilidade de interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Na Bahia, as áreas mais suscetíveis à chuva a partir de sábado concentram-se no litoral, onde a precipitação tende a ser fraca, porém mais frequente, elevando os acumulados ao longo dos dias. No interior do estado, a previsão aponta predomínio de tempo firme e ensolarado, com baixa probabilidade de chuva fraca. Nos demais estados do Nordeste, são esperadas pancadas fracas a moderadas ao longo do fim de semana e durante o feriado, na segunda-feira e na terça-feira.
As previsões indicam que a situação alertada pelo Instituto Nacional de Meteorologia deve persistir ao longo de todo o período de Carnaval. Pancadas de chuva podem atingir Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e o norte do Piauí. O principal foco de atenção permanece no Maranhão, sobretudo no extremo norte e no litoral do estado, incluindo a capital São Luís, onde os maiores acumulados são esperados ao longo do fim de semana e do feriado.
Para os demais estados, os acumulados totais devem girar em torno de 50 milímetros, com previsão de nebulosidade e chuva ao longo do feriado, sobretudo entre a tarde e a noite, o que pode impactar as comemorações de Carnaval. Diante da possibilidade de chuvas fortes ou tempestades com raios, a orientação é não enfrentar o mau tempo ou correntezas, evitar abrigo sob árvores ou pequenas construções e manter atenção a áreas de encosta.