CI

Chuva obriga usinas a suspenderem a safra

Fábricas, que trabalham 24 horas seguidas, pararam porque não é possível colher a cana. O tempo chuvoso deve prosseguir


As recentes chuvas já afetam a safra da cana-de-açúcar na região. Nessa segunda-feira, a Usina São Martinho, uma das maiores do país, localizada em Pradópolis, suspendeu a moagem devido a impossibilidade de fazer a colheita da matéria-prima. Segundo a assessoria da empresa, a moagem retoma nesta terça-feira caso o tempo melhore.

A Usina da Pedra, de Serrana, também interrompeu a moagem. Outras unidades, como a Destilaria Santa Inês, de Sertãozinho, operou em 30% de sua capacidade.

O representante da regional da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Sérgio Prado, afirma que a interrupção afetou várias outras usinas. A entidade representa mais de 50 fabricantes na região.

A suspensão da safra é porque o trabalho mecanizado de corte, colheita e transporte não pode ser feito já que as máquinas não conseguem entrar nos canaviais encharcados.

Na região, mais de 60% do corte é feito por colhedoras. Mas mesmo a colheita manual, que exige a queima da palha, está paralisada por conta das chuvas registradas desde a semana passada.

O Climatempo prevê chuvas durante o dia de hoje em Ribeirão Preto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.