CI

Chuvas aumentam esta semana: SAIBA ONDE

Baixa pressão ao norte da Argentina, que já vem contribuindo para chuvas, avança vinda do Sul


Foto: Pixabay

A semana terá aumento das chuvas e risco de temporais na região Centro-Sul do Brasil, com o retorno de precipitações mais abrangentes e volumosas, prevê o meteorologista Tiago Robles, da Meteored. “Para todo o Centro-Oeste está semana também será de aumento das chuvas”, prognostica o especialista.

“Nos próximos dias a frequência de sistemas precipitantes (cavados, baixas pressões e sistemas frontais) aumenta no Centro-Sul e chuvas mais abrangentes atingem boa parte da Região Sul e também passam a ocorrer no Sudeste e no Centro-Oeste, trazendo uma perspectiva de mudança de padrão, sendo esta impulsionada por uma tendência negativa da Oscilação Antártica”, aponta ele.

Segundo Robles, uma baixa pressão ao norte da Argentina, já vem contribuindo para chuvas de moderada a forte intensidade no noroeste do Rio Grande do Sul e no sul e sudoeste do Paraná: “Os mesmo sistema avança ao longo da manhã para o oeste e chuvas intensas, com potencial para transtornos ocorrem em todo o norte do território gaúcho, oeste de Santa Catarina, oeste e sul do Paraná”.

“Toda a porção norte do Rio Grande do Sul se mantém sob chuvas de moderada a forte intensidade. Já nas demais regiões gaúchas, o ar frio que atua desde a primeira parte do dia, se mantém e as temperaturas ficam amenas ao longo de todo o dia, juntamente com um céu nublado”, complementa o meteorologista.

No Sudeste e Centro-Oeste, destaca ele, será um dia extremamente quente, principalmente nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, onde as máximas atingem valores acima de 35°C: “A partir do meio da tarde, pancadas isoladas deixam em alerta para a ocorrência de fortes temporais no centro-leste paulista e no centro-sul do Mato Grosso do Sul. Na terça-feira (01), as instabilidades perdem intensidade, devido ao afastamento do sistema frontal mais para o oceano. Pela manhã chuvas de fraca intensidade no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina. Sensação de frio em todo o território gaúcho, catarinense, sul e leste do Paraná”.

“Na quarta-feira (02), uma nova região de cavado atua sobre a Região Sul. Previsão de chuvas isoladas pela manhã na Região central do Rio Grande do Sul e de moderada intensidade no leste e noroeste. Em Santa Catarina, o mesmo padrão isolado no oeste e norte, e no Paraná no sudoeste e leste. A partir da tarde, as chuvas se espalham por praticamente todo o Centro-Sul, levando potencial para temporais desde o oeste e norte do Rio Grande do Sul até o norte do Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, centro-Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Calor ao longo do dia, com sensação amena somente para as regiões gaúcho e oeste catarinense”, detalha Robles.

Para o fim da semana, começando pela quinta-feira (03), as chuvas voltam a ocorrer de forma abrangente e deixam em alerta o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, metade sul e oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, norte do Rio Grande do Sul e os estado de Santa Catarina e do Paraná. “Na sexta-feira (04), o mesmo padrão se repete, porém, as chuvas se espalham por todo o Centro-Oeste, norte de Minas Gerais e todo a Região Norte, no entanto, ocorrendo na forma de pancadas isoladas nessas áreas”, conclui o meteorologista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.