CI

Chuvas não atendem demanda do Norte do Paraná

No Norte as quedas d"água foram menores e já existem áreas em situação crítica


A ocorrência de chuvas durante a semana, no Paraná, ainda foram mal distribuídas. Mesmo assim, ajudaram a manter a umidade do solo e propiciar boas condições de desenvolvimento das culturas. No Norte, segundo os pesquisadores Paulo Caramori e Rogério Faria, do Iapar, responsáveis pelo monitoramento agroclímatico, as quedas d"água foram menores e já existem áreas em situação crítica com lavouras correndo risco de perdas.

As temperaturas da semana continuaram com valores de 1 a 2 graus centígrados (C) acima do normal para essa época do ano. Os municípios da região noroeste apresentaram as maiores temperaturas, com média semanal de 25 a 27ºC (média das máximas entre 29 e 31ºC). Nas áreas mais elevadas da região sul e metropolitana as temperaturas médias foram mais amenas, com valores médios entre 19 e 21ºC (média das máximas de 23 a 25ºC).

Os pesquisadores informam que as chuvas mais intensas ocorreram na faixa litorânea, com totais acumulados entre 90 e 135 milímetros (mm). Na região oeste, entre Umuarama, Cascavel e Foz do Iguaçu as chuvas variaram de 60 a 105 mm . No norte, entre Maringá, Londrina e Santo Antônio da Platina até o vale do rio Paranapanema as ocorrência foram menores, com totais inferiores a 30 mm acumulados na semana.

A semeadura das culturas anuais, conforme os pesquisadores, é recomendada nas áreas com água disponível no solo acima de 75% da capacidade máxima. Na maioria do Estado as condições de umidade são satisfatórias para o estabelecimento das lavouras já semeadas. "Os técnicos e produtores devem se manter alertas quanto ao monitoramento de pragas e doenças nas lavouras, pois as condições de temperatura e umidade são plenamente favoráveis à sua proliferação", alertam.

Serviço:

Para obter informações diárias sobre temperatura e precipitação acesse o site do Iapar: www.iapar.br. Nesse endereço também é possível encontrar as previsões semanais e mensais de todo o Paraná, além das recomendações do Zoneamento Agrícola do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.