CI

Clima ajuda grãos no RS e SC mas preocupa no PR

Emater prevê que clima favorável no RS deve elevar a produtividade da soja


Diferentemente das três últimas safras, a região Sul do país inicia 2007 sem a perspectiva de enfrentar uma forte estiagem, que comprometa a produção agrícola. A situação é favorável principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que vivem um período de boa umidade dos solos, com chuvas esparsas. No Paraná, porém, as chuvas em excesso já começam a preocupar.


Nas lavouras gaúchas e catarinenses, os grãos apresentam bom desenvolvimento, como é o caso da soja, do arroz irrigado e do milho, e a perspectiva é de aumento da produtividade de algumas culturas se a situação continuar favorável. No Paraná, as chuvas já são excessivas. "O mais preocupante é a safra de feijão e de hortaliças", afirmou Flávio Turra, gerente técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Ainda não há levantamento de perdas. No caso de soja e milho as lavouras estão em boas condições.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.