Clima gerou nuvem de gafanhotos

Imagem: Pixabay

PROBLEMA

Clima gerou nuvem de gafanhotos

Insetos avançam por Argentina e Uruguai e ameaçam Brasil
Por: -Eliza Maliszewski
1394 acessos

Desde o final de maio uma nuvem de gafanhotos da espécie Schistocerca cancellata saiu do Paraguai e esta sendo monitorada pela Argentina, avançando rumo ao Uruguai. Como há risco de entrada no Brasil, o Ministério da Agricultura decretou emergência fitossanitária e está monitorando as fronteiras.

O surgimento dos insetos tem explicação no clima. O chamado ‘comportamento gregário’ é um gatilho biológico deflagrado por períodos de secas intensas e prolongadas seguidos de chuvas fortes e altas temperaturas. Os fenômenos resultantes do aquecimento global e desrespeito à natureza. A forte estiagem no começo do ano causou o ambiente propício para o desenvolvimento. “Chuvas intensas em alguns dias de maio, notadamente na região do Paraguai, onde se originou a nuvem de gafanhotos, podem explicar o fenômeno. Isto é, período curto de chuvas intensas após meses de secas”, diz o relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

O gafanhoto costuma ter comportamento solitário, sem muito contato com outros da espécie. Entretanto, esses sinais climáticos levam eles a se associarem, com altas taxas de reprodução. “A forma como lidamos com a natureza precisa ser repensada para que as sociedades não fiquem sujeitas às consequências danosas de fenômenos como esses. Ao mesmo tempo, os governos precisam começar a pensar em planos de contingenciamento que ajudem os países a serem resilientes a situações cada vez mais danosas e intensas”, destaca André Ferretti, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink