Clima preocupa produtores de trigo no RS
CI
Agronegócio

Clima preocupa produtores de trigo no RS

O trigo, em âmbito estadual, chega com 33% das lavouras em fase de floração, e 20% em fase de enchimento de grãos
Por: -Janice

Apesar da inconstância climática, verificada até o momento, com grandes oscilações na temperatura e a ocorrência de fortes chuvas e geadas, em determinados dias, o levantamento sobre as culturas elaborado pela Emater/RS, informa que o aspecto fitossanitário do trigo pode ser considerado bom. Apenas lavouras onde o nível tecnológico utilizado está aquém do recomendado é que apresentam sinais de diminuição do potencial produtivo.

De maneira geral este tem se mostrado bastante satisfatório, com várias lavouras apresentando bom perfilhamento e potencial para uma produtividade acima dos 2000 kg/ha. Todavia, se considera prematura qualquer alteração nas previsões iniciais (1.881 kg/ha em âmbito estadual), tendo em vista o alto percentual ainda em fase de perfilhamento e a incerteza quanto ao clima de setembro, que costuma ser o “fiel da balança” para a determinação da produção de trigo no Estado. O trigo, em âmbito estadual, chega com 33% das lavouras em fase de floração, e 20% em fase de enchimento de grãos, estando à frente da safra do ano passado.

Os produtores de arroz seguem nos trabalhos de preparo das áreas visando a próxima safra. Limpeza dos canais de irrigação e drenos, sistematização dos quadros e incorporação da soca do ano anterior são as atividades mais executadas no momento. Essas tarefas têm sido paralisadas, em determinados momentos, devido às chuvas recentes, mas sem atrasos consideráveis. As primeiras sementes deverão ser lançadas dentro de poucos dias, com os produtores da Região da Fronteira Oeste sendo os primeiros a fazê-lo.

Missões, Noroeste Colonial e Médio Alto Uruguai são as regiões onde o plantio de milho da safra 2008/09 se encontra mais adiantada devido ao micro clima favorável. Todavia, as baixas temperaturas registradas recentemente, bem como o excesso de umidade em alguns casos, têm prejudicado uma germinação mais rápida e vigorosa. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.