Clima seco e postura cautelosa de produtores elevam preço do milho
Produtores limitam a oferta no mercado spot, aguardando novas valorizações
Os preços do milho voltaram a subir em praticamente todas as regiões monitoradas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Segundo informações divulgadas pelo Cepea, a alta nas cotações é impulsionada principalmente pela retração dos vendedores, que têm priorizado os trabalhos no campo e estão atentos ao clima quente e seco em algumas das principais regiões produtoras da safra de verão.
Muitos produtores já concluíram a colheita da segunda safra 2023/24 e, após conseguirem armazenar boa parte da produção, agora limitam a oferta no mercado spot, aguardando novas valorizações. Enquanto isso, a demanda segue firme, com compradores aumentando suas intenções de aquisição, mas enfrentando os preços mais elevados pedidos pelos vendedores que estão ativos no mercado.
Ainda segundo os pesquisadores do Cepea, esse cenário tem resultado em um ritmo lento de negociações no mercado spot nacional, com ambos os lados aguardando melhores condições para fechar novos negócios. O clima e a postura cautelosa dos agentes do setor seguem como fatores determinantes na dinâmica de preços do milho.