CI

CNA discute propostas de médio prazo para o agro

Documento reúne oportunidades e ameaças ao processo de inovações na agropecuaria da região


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (1º), em Buenos Aires (Argentina), do workshop “Rumo à construção de um sistema de inovação no Cone Sul: a visão dos atores relevantes”. O evento foi promovido pelo Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur).

Na reunião, os integrantes do programa, formado por pesquisadores em agropecuária dos países do Cone Sul (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia) e representantes da iniciativa privada convidados por entidades de pesquisa discutiram o “Plano de Médio Prazo 2019/2022 do Procisur”.

O documento reúne oportunidades e ameaças ao processo de inovações na agropecuaria da região, analisadas por especialistas de cada um dos países-membros do Programa.

Presente ao encontro, a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, destacou a importância dessa validação por entidades do setor privado dos países do Cone Sul.

“O Procisur tem o papel extremamente relevante de promover a cooperação e o intercâmbio de estudos e informações entre os institutos nacionais de pesquisa científica do Cone Sul na área agrícola, visando melhorar a competitividade dos sistemas de produção, o uso sustentável dos recursos naturais e a segurança alimentar”.

A discussão do documento com a iniciativa privada permitiu incluir no planejamento do Procisur projetos de diagnóstico e ações de pesquisa em temas com impacto sobre toda a região do Cone Sul, como manejo de água e solo, associativismo, qualidade dos sistemas de produção, parametrização dos indicadores de sustentabilidade da produção e diferenciação de produtos agropecuários, qualidade e acesso a assistência técnica e difusão das tecnologias desenvolvidas pelos institutos de pesquisa de cada país. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.