CI

Cocamar entra no mercado de sucos prontos


A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, segunda maior cooperativa agropecuária do Paraná, entrou no mercado de sucos de fruta prontos para beber, que movimenta 170 milhões de litros por ano e é liderado pela mexicana Del Valle, com cerca de 30% de participação.

A cooperativa investiu R$ 9 milhões na sua fábrica de sucos, que começou a operar no mês passado junto ao seu complexo industrial, localizado em Maringá, no noroeste do Paraná. Com capacidade para produzir 40 milhões de litros, a unidade industrial vai colocar no mercado seis sabores de néctar de frutas na versão convencional (pêssego, manga, laranja, goiaba, morango e uva), quatro na versão light (morango, manga, goiaba e pêssego) e uma versão de suco de laranja. Todos serão envasados com a marca Purity em embalagens cartonadas de 1 litro e 200 ml.

Segundo o gerente de marketing, Sérgio Mesti, a expectativa é alcançar 4% de participação de mercado em 2003, 9% no próximo ano e 15% em 2005. "O segmento ainda tem muito espaço para crescer. O consumo no Brasil está em 0,82 litro per capita, enquanto no México é de 3,18 litros e em Portugal, de 21 litros", afirma Mesti.

Nos últimos cinco anos, o setor apresentou expansão vigorosa, graças à entrada no mercado de grandes marcas, como Del Valle e Parmalat. Segundo a AC Nielsen, as vendas cresceram de 56 milhões de litros em 1997 para 120 milhões de litros em 2001. No ano passado, o volume vendido aumentou 43,9% e chegou aos 170 milhões de litros. Para 2003, a previsão é alcançar 200 milhões de litros.

"É a primeira vez que a cooperativa ingressa em um mercado não diretamente ligado à sua produção agrícola", diz Mesti. Das frutas usadas na fabricação de sucos, apenas a laranja é produzida pelos cooperados. As demais são compradas de produtores do Nordeste ou importadas de outros países, como o Chile.

Cristina Rios

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.