CI

Colheita da soja apresenta avanço na safra 22/23

A colheita da soja para a safra 22/23 alcançou 13,61% das áreas até a última sexta-feira (27/01)


Foto: Pixabay

Os trabalhos nas lavouras estão 18,21 p.p. atrás do visto no ano passado e 6,62 p.p. ante a média dos últimos anos. Esse atraso continua sendo reflexo das condições climáticas observadas nas últimas semanas, que apresentaram grandes volumes de chuvas e longos períodos de nebulosidade na maioria das regiões do Mato Grosso.

Conforme dados do boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o sudeste registrou média de 87 mm entre os dias 22/01 ao dia 28/01, impactando diretamente no ritmo da colheita. Além disso, a combinação de chuvas e falta de luminosidade pode impactar na qualidade do grão e no aumento do percentual de soja avariado, o que já é uma preocupação para os produtores de MT.

Por fim, segundo o Tempo-Campo, para os próximos 30 dias são estimados precipitações de 200 a 300 mm em grande parte do estado, com destaque para as região sudeste que podem chegar até 500 mm de chuva em alguns pontos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.