Colheita de centeio cresce a cada ano

Agronegócio

Colheita de centeio cresce a cada ano

Agricultores do noroeste do Paraná que apostaram no centeio para substituir o trigo na safra de inverno estão satisfeitos
Por:
273 acessos

Agricultores do noroeste do Paraná que apostaram no centeio para substituir o trigo na safra de inverno estão satisfeitos. Como o risco de perda é menor, a área plantada cresce a cada ano.

O agricultor Marcelo Bozelo sempre apostou no trigo como cultura de inverno. Mas depois de tantas perdas por causa da geada, ele andava meio desanimado. “Quando o ano não via muito no início do inverno, no final de agosto até setembro acaba vindo geada. Não tem lavoura de trigo que resista ao frio”, disse.

Há três anos Marcelo resolveu investir no plantio do centeio. Tudo começou com uma pequena área, mas as vantagens se mostraram mais interessantes. Hoje, o trigo perdeu espaço na propriedade de 400 hectares. Já a produção de centeio não para de crescer.

O agricultor ficou tão satisfeito com o desempenho na última safra que resolveu ampliar a área de plantio. Agora, são 290 hectares de centeio sendo cultivados na propriedade. Teve mais gente pensando assim. De 2008 para 2009 a produção de centeio no Paraná aumentou em torno de 40%, saltando de 930 hectares em 2008 para 1,55 mil.

As regiões de Campo Mourão e Pato Branco são as campeãs de produtividade no Estado. A planta é geralmente utilizada para a fabricação de ração animal. Mas na propriedade do seu Marcel ninguém pensa em vender um só grão. Toda a lavoura se transformara em cobertura para o solo. Essa é uma tentativa de melhorar a produtividade das culturas de verão, como a soja.

Com o uso da palhada de centeio, o agricultor Marcelo Bozelo tem conseguido aumentar a produtividade das lavouras seguintes em até 10%.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink