CI

Colheita de soja 19/20 do Paraná vai a 75% e segue à frente da temporada passada

Paraná deverá produzir 12,4 milhões de toneladas de milho na segunda safra 2019/20


Foto: Nadia Borges

A colheita de soja 2019/20 no Paraná atingiu até segunda-feira 75% da área plantada, avanço de sete pontos percentuais em relação à semana passada, disse o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.

O ritmo dos trabalhos segue à frente do verificado em igual período da safra anterior, quando 72% da área plantada com a oleaginosa havia sido colhida, embora tenha desacelerado na comparação com a semana passada, quando a evolução foi de 14 pontos.

Os trabalhos ganharam ritmo com um tempo mais seco após um plantio mais tardio em 2019/20.

A situação dos grãos se manteve positiva, com 93% da safra apresentando condição “boa” e 7% condição “média”, de acordo com o órgão.

O Deral estima que o Paraná, segundo maior produtor de soja do Brasil (atrás apenas de Mato Grosso), obtenha uma safra recorde de 20,36 milhões de toneladas em 2019/20. 

MILHO
O plantio da segunda safra de milho atingiu 90% da área projetada, avanço de 6 pontos na comparação com a semana passada, com a condição das lavouras sendo vista como boa em 93% dos casos.

Na mesma época da safra passada, 94% da área projetada para o milho “safrinha”, que é semeado logo após a colheita de soja, havia sido plantada.

Segundo as estimativas do Deral, o Paraná deverá produzir 12,4 milhões de toneladas de milho na segunda safra 2019/20.

Enquanto isso, a colheita da primeira safra de milho chegou a 67% da área no Estado, crescimento de 10 pontos em relação à semana passada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.