Combinação de inseticidas e ácaros enfraquece as abelhas

ESTUDO

Combinação de inseticidas e ácaros enfraquece as abelhas

" O uso reduzido de inseticidas e soluções sustentáveis na apicultura são urgentemente necessários "
Por: -Leonardo Gottems
132 acessos

Cientistas do Instituto de Saúde das Abelhas da Universidade de Berna, na Suíça, publicaram um artigo na revista científica Scientific Reports que mostra uma interação sinérgica entre o ácaro parasita Varroa destructor e os inseticidas neonicotinóides na redução da sobrevivência de abelhas de inverno, Apis mellifera. Este artigo enfatiza a necessidade de desenvolver esquemas agrícolas e apícolas sustentáveis, segundo os realizadores. 

A abelha ocidental é o mais importante polinizador manejado globalmente e sofreu recentemente perdas insustentáveis de colônias em muitas regiões do mundo. Acredita-se que as interações sinérgicas entre os estressores sejam as principais responsáveis, apesar do claro impacto negativo de certos neonicotinóides e do ubíquo ácaro Varroa destructor nas abelhas expostas, não existem dados para mostrar efeitos sinérgicos entre estes dois estressores. 

Os dados atuais que foram coletados na Universidade de Berna, em cooperação com a Universidade de Auburn (EUA) e Universidade de Chiang Mai (Tailândia), sugerem um mecanismo possivelmente negligenciado para recentes perdas insustentáveis de colônias de abelhas. Os resultados foram publicados no "Scientific Reports", um jornal aberto da "Nature". Segundo os autores, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento de esquemas de manejo agroecossistemas sustentáveis que incorporem a redução do uso de neonicotinoides e soluções sustentáveis para ácaros destruidores. 

"Apicultores em muitas regiões do mundo enfrentam perdas de suas colônias, que são muito altas. O uso reduzido de inseticidas e soluções sustentáveis para os ácaros V. destrutor na agricultura e na apicultura são urgentemente necessários ", diz o professor Peter Neumann, do Instituto de Saúde das Abelhas da Universidade de Berna


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink