CI

Começa sábado período de exportação da safra 2009


Cerca de sessenta contêineres contendo frutas provenientes da safra 2009 deverão ser embarcados sábado com destino a países da Europa através do Porto de Natal. Tratam-se dos primeiros contêineres contendo as frutas da safra deste ano.

A previsão da Codern é de que, no período de pico da safra, cerca de 120 contêineres de até 40" (quarenta pés) com capacidade de até trinta toneladas cada sejam embarcados semanalmente pelo porto.

O diretor-presidente da Codern, Emerson Fernandes, disse que a safra 2009 começa a ser exportada com algumas novidades para os usuários do Porto de Natal.

Emerson disse que "toda a pavimentação da retro-área, por onde transitam os caminhões com os contêineres, foi refeita, passando a atender às exigências da ABNT" (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Além do novo piso – reivindicação antiga dos usuários do terminal – o porto aumentou o número das tomadas que fornecem energia para os contêineres refrigerados de 170 para 380 neste ano.

Segundo Emerson, as medidas garantem a infra-estrutura energética e de pavimentação de qualidade. Com elas e a devolução dos créditos da lei Kandir, pelo menos 60% dos usuários do porto que tinham transferido suas atividades de exportação para o porto de Pecém (CE) deverão voltar a exportar pelo terminal natalense neste ano.

A maior parte das exportações é de frutas, como melão, que responde por cerca de 90% da produção norte-rio-grandense tipo exportação. Além do melão, são exportadas pelo Porto de Natal banana, uva, abacaxi, melancia e outras frutas em menor quantidade. A safra se inicia em agosto e deve durar até fevereiro ou março de 2010.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.